quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Santana do Paraíso realiza Seminário de segurança alimentar e nutricional

Santana do Paraíso – Nessa quarta feira, 9, por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Santana do Paraíso e o COMSEA, Conselho de Segurança Alimentar, realizaram o Seminário Municipal do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável de Santana do Paraíso.

Com o tema: “Por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.  O Seminário foi realizado em comemoração antecipada ao dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

Durante toda a tarde dessa quarta-feira, com o salão do Cras, Território 1, do bairro Josefino Anicio dos Reis, lotado, os participantes assistiram e participara de três importantes palestras.

Seminário de Segurança Alimentar

Ana Laura Chaves Veloso, Coordenadora Regional de bem estar social da EMATER/MG, palestrou sobre segurança alimentar e soberania alimentar, destacando a produção de alimentos, fome e desperdício e a importância de fortalecer as politicas públicas do seguimento para garantir alimentos de qualidade.

A Nutricionista da Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso, Vânia Oliveira Donato, falou sobre a alimentação saudável. De acordo Vânia, nas ultimas décadas o Brasil passou por mudanças de comportamento alimentar com a implementação de politicas públicas que facilitaram o acesso a uma alimentação mais equilibrada o que proporcionou uma redução considerável nos índices de desnutrição no país.

Seminário de Segurança Alimentar

Gleickson Barreto, Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura, fez palestra sobre a compostagem doméstica, uma técnica que utiliza de uma composteira para transformar restos de alimentos em adubo para as plantas.  Segundo Barreto, neste processo nada de perde, nada se cria tudo se transforma. “Os restos de matéria orgânica como, verduras legumes e outros se transforma em adubo e esse adubo vai proporcionar o surgimento de um novo alimento. E com a composteira é possível fazer isso em nossa própria casa”.

A Prefeita Luzia de Melo destacou a importância do evento. “Esse seminário traz algo a mais pra gente, com palestras de grande relevância, que muito contribuem nos fazendo refletir sobre os nossos hábitos alimentares. Faz-nos questionar a nós mesmo de como está a qualidade da nossa alimentação e nos desperta para ter na alimentação a nossa principal fonte de saúde plena”.

Ao final do seminário foi realizada a eleição da nova diretoria. Na votação feita por aclamação, a atual Presidente do CONSEA, Josélia Climene Rodrigues Duarte, foi reeleita a presidência tendo como vice a Engenheira Agrônoma da Emater, Cristiane Palmeiras. A nova diretoria terá mandato de dois anos.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *