sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Romeu Zema toma posse em Minas Gerais prometendo cortar mordomias e cabide de emprego

BELO HORIZONTE – O novo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tomou posse nesta terça-feira(1º/1/19), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a promessa de austeridade e espírito público. Ele propôs um pacto de todas as forças políticas do Estado para recuperar a economia e resgatar a confiança e o orgulho dos mineiros.

A Reunião Solene de Plenário foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (MDB), e destinou-se também à posse do vice-governador, Paulo Brant (Novo).

Romeu Zema salientou que a escolha do eleitor foi por um novo modelo de exercício da política, expresso na defesa de interesses coletivos e difusos. “Essa é a política do bem. A política que deve ser exaltada e levada adiante para enfrentarmos as dificuldades que a atual conjuntura apresenta”, afirmou.

De acordo com Zema, a previsão de deficit nas contas públicas ultrapassa R$ 30 bilhões em 2019 e, se nada for feito, passará de R$ 100 bilhões nos próximos anos. Por isso, segundo ele, será preciso dialogar com transparência a fim de distinguir o importante do fundamental. “O único caminho que nos resta é o da ação”, sintetizou.

Reformas – O novo governador deixou claro que reformas administrativas e fiscais serão levadas adiante para garantir, por exemplo, o pagamento dos servidores até o quinto dia útil e a volta dos repasses de verbas às prefeituras, além dos investimentos. “E a primeira e mais fundamental atitude a ser tomada é a de reduzir despesas, cortando na carne”, anunciou.

Legislativo será parceiro, aponta presidente

Presidente da ALMG reforçou papel da ALMG como parceira para superação da crise estadual

Presidente da ALMG reforçou papel da ALMG como parceira para superação da crise estadual – Foto: Willian Dias

Adalclever Lopes afirmou que a posse do novo Executivo mineiro “prenuncia um momento de intensa renovação, expresso pela vontade dos eleitores, no esforço para superar uma grave crise”. Ele também destacou o papel do Legislativo como um parceiro importante do novo governador.

“Este parlamento, também em parte renovado, está pronto para continuar exercendo suas responsabilidades, atuando como interlocutor permanente da sociedade”, enfatizou. O presidente lembrou ainda a convivência democrática das variadas posições ideológicas no Legislativo e clamou pela solidariedade, entendimento e compromisso de todos.

Prefeitos recepcionam governador eleito

Romeu Zema e Paulo Brant chegaram à Assembleia pela Praça Carlos Chagas, onde o governador eleito fez um pronunciamento à imprensa. Em seguida, eles passaram pelos Dragões da Inconfidência, perfilados no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

A Guarda de Honra dos Dragões da Inconfidência está na origem da Polícia Militar de Minas e simboliza os ideais libertários dos inconfidentes. Dobrados e outras músicas mineiras foram executadas, também nesse momento, pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros.

Uma comissão de parlamentares foi designada para recepcionar o governador e o vice e conduzi-los até o Plenário. No caminho, foram saudados por prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras e vereadores.

O grupo foi composto pelos deputados Lafayette de Andrada (PRB), 1º-vice-presidente da ALMG; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), 2º-vice-presidente; Inácio Franco (PV), 3º-vice-presidente; Agostinho Patrus Filho (PV), líder do Bloco Compromisso com Minas Gerais; Gil Pereira (PP) e pela deputada Celise Laviola (MDB). Bosco (Avante) e Braulio Braz (PTB) também acompanharam a comitiva.

O governador eleito e seu vice entraram no Plenário da ALMG sob a cúpula de aço de cadetes da PMMG. O gesto demonstra honra e respeito ao chefe do Executivo e realça o espírito de disciplina e apreço da corporação. Coube à mineira Negra Mary cantar o Hino Nacional.

Romeu Zema e Paulo Brant entregaram a declaração de bens e fizeram o compromisso constitucional de defesa e cumprimento das leis. Em seguida assinaram o termo de posse lido pelo deputado Arlen Santiago (PTB), 3º-secretário da ALMG, e foram declarados empossados pelo presidente Adalclever Lopes. Eles também receberam exemplares das Constituições Federal e Estadual.

Transmissão do cargo de governador é marcada pela entrega do Grande Colar da Inconfidência.

Transmissão do cargo de governador é marcada pela entrega do Grande Colar da Inconfidência. – Foto: Willian Dias

Pimentel – Pela primeira vez, a transmissão do cargo de governador também foi realizada na ALMG, integrada à cerimônia de posse. A solenidade, tradicionalmente realizada no Palácio da Liberdade, foi marcada pela entrega do Grande Colar da Inconfidência, pelo agora ex-governador Fernando Pimentel (PT) ao seu sucessor.

O novo governador, Romeu Zema, e o vice Paulo Brant deixaram o Plenário mais uma vez sob a cúpula de aço, dessa vez formada pelos cadetes do Corpo de Bombeiros. Ambos seguiram para a Cidade Administrativa, onde estava prevista solenidade de início da nova gestão.

Romeu Zema comanda grupo empresarial

Romeu Zema, de 54 anos, é natural de Araxá (Alto Paranaíba). Formado em Administração de Empresas, assumiu a gestão do Grupo Zema em 1991. Sob seu comando, a empresa, fundada em 1923, saltou de quatro para 430 lojas em seis estados brasileiros e hoje gera 5 mil empregos diretos e cerca de 1,5 mil indiretos em vários ramos de atividade.

O vice-governador Paulo Brant nasceu em Diamantina (Central), é engenheiro, economista e ex-professor universitário. Ele já ocupou diversas funções de liderança, entre as quais a presidência da empresa de celulose Cenibra e a Secretaria de Estado de Cultura. Também foi chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e superintendente executivo de Relações Institucionais da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *