quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesSaúde

Nesta quarta-feira, em audiência Pública na CMT, técnicos da Saúde de Timóteo detalham futura UPA 24h

População está convidada a comparecer em audiência pública que vai pontuar atual estágio da unidade de saúde localizada no bairro Primavera

Timóteo – Dando sequência à orientação do prefeito de Timóteo Douglas Willkys de dar total transparência as ações governamentais, especialmente em relação a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, técnicos da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida detalham nesta quarta-feira (18/12) a fase em que se encontra a unidade do bairro Primavera. A audiência está agendada para o plenário da Câmara de Vereadores a partir das 19 horas.

Na oportunidade a equipe técnica da Secretaria vai pormenorizar todos os procedimentos adotados para a abertura da Unidade. Lançada em março de 2014, a previsão de conclusão da obra era agosto de 2015, mas as sucessivas trocas de prefeito e a instabilidade política e financeira que tomou conta do município atrasou o andamento do empreendimento.

Ao assumir a Prefeitura de Timóteo em 13 de julho de 2018, após a realização de eleição suplementar, a atual gestão da prefeitura encontrou a UPA totalmente sucateada com registro de roubos de material elétrico e degeneração da parte construtiva. Ou seja, cinco anos após o início da obra, foi necessário um grande esforço para retomar os serviços da UPA, num quadro adverso em virtude da retenção de recursos por parte do governo federal e estadual.

Após a definição de um plano estratégico para colocar a obra em andamento e de muita austeridade por parte da atual gestão, os resultados começaram a aparecer cinco meses após a posse. Em dezembro, foi realizada uma visita técnica com os integrantes do Conselho Municipal de Saúde, da Gerência Regional de Saúde e de representantes da sociedade civil organizada na qual foi apresentada a estrutura física da UPA, que foi concluída. Na oportunidade, o prefeito Douglas Willkys chamou a atenção da necessidade de buscar recursos junto ao governo do Estado e de emendas parlamentares para equipar a unidade.

Convite

Após a interlocução junto ao governo do Estado em setembro deste ano começaram a chegar os primeiros equipamentos e mobiliários doados pela Secretaria de Estado da Saúde. No pacote estavam equipamentos administrativos e aparelhos hospitalares como Raio-X, processadores, oxímetros, termômetros; macas; suportes para soro; mesas, cadeiras, TV´s; equipamentos de informática, entre outros bens.

“Lamentavelmente tem gente torcendo para que as coisas não aconteçam em Timóteo. Desde o primeiro dia do nosso governo temos trabalhado incansavelmente para a abertura da UPA. Não tenho dúvidas que vamos vencer os desafios, inclusive, a torcida contra dos maus políticos que são adeptos do quanto pior melhor”, disse o prefeito Douglas Willkys.

O prefeito aproveitou para convidar a população a participar da audiência da noite desta quarta-feira e assim tomar ciência sobre o andamento da UPA como forma de evitar o fake news sobre esse importante equipamento público.

Estrutura

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Primavera, em Timóteo, ocupa uma área de 1.380 metros quadrados e terá capacidade de atendimento para 200 pessoas/dia.

A UPA de Timóteo será um equipamento para atendimento microrregional e atenderá além da população de Timóteo, moradores de Antônio Dias, Jaguaraçu, Dionísio e Marliéria.

A estrutura da UPA terá quatro consultórios; triagem dos pacientes; salas de raios-X, de imobilização, eletrocardiograma, inalação, aplicação de medicamentos; três ambientes para observação de pacientes; duas salas de isolamento e uma sala de urgência para estabilização e atendimento de pacientes graves; entre outras.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *