sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Conhecendo o Judiciário estreia em Coronel Fabriciano

Fabriciano – A Comarca de Coronel Fabriciano realizou na última sexta feira (30/10) a primeira edição do programa Conhecendo o Judiciário, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento contou com a presença de magistrados e servidores da comarca, autoridades locais, imprensa e educadores da região.

De acordo com o juiz diretor do foro, Ronaldo de Souza Borges, “o objetivo é tornar o Judiciário mais próximo do cidadão, estreitando os laços com a comunidade. A ideia é promover palestras em escolas e instituições para diversos públicos, sempre com a presença de juízes”.

A juíza Erica Climene Xavier Duarte foi quem sugeriu a realização do programa em Coronel Fabriciano, baseado em sua experiência positiva em sua antiga comarca, Salinas.

“O trabalho com a base, crianças do ensino fundamental, é de extrema importância para que no futuro elas possam ter maiores conhecimentos do Poder Judiciário e de seu funcionamento”, afirmou a juíza.

Júri simulado

noticia-conhecendo-judiciario-cel-fabriciano1.jpg
Estudantes participaram de júri simulado, na primeira atividade do programa

Além do lançamento oficial do programa, o Fórum de Coronel Fabriciano foi o cenário escolhido para a primeira atividade com estudantes. Alunos do ensino médio da Escola Estadual Alberto Giovannini tiveram a oportunidade de participar de um júri simulado, conduzido pelos juízes Ronaldo Borges, Érica Climene e Carlos Henrique Trindade.

Segundo o servidor da Assessoria de Comunicação do TJMG, Bruno Costa, que esteve na comarca para implantar o programa, o júri simulado é uma forma lúdica de apresentar a função e o papel dos agentes do Judiciário, ampliando o debate entre os jovens sobre direitos e deveres do cidadão.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *