quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesCultura e Entretenimento

2º Encontro Internacional de Pianistas traz especialista em jogos musicais ao Vale do Aço

TIMÓTEO – A professora  Mirka da Pieva  desenvolve métodos e jogos para complementar o aprendizado de seus alunos. 

Mirka da Pieva é uma das pianistas convidadas do 2º Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço, que teve início na última segunda-feira, dia 7, no Hotel Dom Henrique, Centro Norte de Timóteo.  Com larga experiência no ensino de piano, Mirka abordará temas dirigidos especialmente aos professores de música. Nesta sexta-feira, dia 11, Mirka fará duas palestras, a primeira, às 9h, com o tema “O trabalho do professor empreendedor: como captar e manter alunos”, e, às 15h, “O uso de jogos para ensinar e motivar os alunos de música”. Já no dia 12, Mirka dará dicas e instruções sobre “como manter os pais engajados no ensino musical de seus filhos”, a partir das 9h.

“Essa é a minha primeira participação no Encontro de Pianistas no Vale do Aço. Estou muito animada e vejo que esta é uma grande possibilidade de reunir pessoas, não só interessadas na arte de  tocar o instrumento, mas também em ensinar.  Todas as minhas palestras serão voltadas para a parte pedagógica e não tanto da performance”, comenta Mirka, que também enaltece a organização do evento, ressaltando o envolvimento dos participantes.

Para Mirka, uma aula de piano deve ser uma atividade divertida e prazerosa e, ainda que comprometimento e esforço sejam atitudes essenciais, é possível criar um ambiente descontraído e leve onde o aluno desenvolva uma relação afetiva positiva com a música e o piano. Para isso, Mirka da Pieva desenvolve e utiliza jogos para ensinar e fixar conceitos de leitura e teoria musical.  “Os jogos são bons pois trazem muito resultado e dão um frescor e são uma forma mais leve deles aprenderem a parte mais teórica da música. Aprender brincando é muito gostoso e os alunos saem muito motivados e animados” afirma. A professora ainda conta que incentiva os alunos a levarem esses jogos para casa, a fim de que eles brinquem com os pais, o que ajuda a envolver a família no ensino musical, e isso é muito bacana”, alega a professora.

Mirka ministra workshops em escolas de música onde divide um pouco de sua experiência como professora particular de piano com outros profissionais da área e divulga seu trabalho com os jogos Mirka Brinca (www.mirkapiano.com/mirka-brinca/).

Seu maior desejo como professora é ser capaz de ajudar cada um dos seus alunos a desenvolver sua musicalidade e expressá-la por meio do piano. “Considero também um dever ensiná-los, não só a como tocar, mas como estudar de forma dirigida e eficiente”, reitera a pianista.

“Quando falo que sou professora de piano, ouço as pessoas dizerem  de como foi quando estudaram quando criança, mas os comentários são sempre sobre o quanto as aulas eram maçantes, cansativas e monótonas. É triste saber que sua experiência tenha sido tão negativa”, conta a professora, que garante que sua missão tem sido mudar esse paradigma, adotando sistemas e materiais que  tornem a aula ao mesmo tempo eficiente (onde o aluno aprenda de forma consistente) mas também leve e divertida (criando uma relação positiva com o estudo do piano, algo do qual possa se lembrar com alegria no futuro). “De fato é um desafio, mas posso dizer que tenho obtido muita aceitação por parte dos alunos com relação ao uso de jogos. Eles realmente adoram! E o mais importante, aprendem brincando”, garante Mirka, que deseja compartilhar suas experiências com todos.

Atualmente, Mirka dá aulas na cidade do Rio de Janeiro. Ela se formou em piano clássico pelo Conservatório Carlos Gomes, no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, especialização em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de janeiro, e Mestrado em Práticas Interpretativas/Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ENCONTRO DE PIANISTAS

O 2º Encontro de Pianistas no Vale, que teve início no último dia 7, segunda-feira, vai até domingo, dia 13 de janeiro. O evento tem como objetivo promover intercâmbio artístico cultural entre pianistas brasileiros e doutores em piano de renome internacional. Destinado a estudantes e profissionais de piano de todas as faixas etárias, bem como a professores, amantes da música clássica e interessados em descobrir novas emoções musicais, o evento consta de uma programação diversificada, com recitais, masterclasses, workshops, recitais-palestra, palestras e mesas redondas.

O Encontro Internacional de Pianistas é um evento colaborativo pela arte da música,  sem fins lucrativos, e acontece anualmente no Hotel Dom Henrique, em Timóteo, graças à união entre o hotel, pianistas, professores, entidades interessadas na cultura, participantes e a comunidade.

Todas as noites, a partir das 20h, vêm sendo realizados recitais com os professores convidados e os participantes do Encontro. As apresentações são abertas à comunidade, com ingressos a R$ 20.

AGENDA DE RECITAIS

11/01

16h30 – II Recital dos Participantes do EIPianoVA

20h – Dr. Leslie Spotz: Música de piano para videogame

12/01

20h – Dr. Geoffrey Haydon: Do clássico ao Jazz

13/01

20h – Recital de Encerramento com os participantes do EIPianoVA

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *