2º Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço começa nesta segunda-feira (07/01)

TIMÓTEO – A partir de hoje, Timóteo se tornará a capital mundial do piano. Durante uma semana, pianistas vindos dos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil participam do 2º Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço. O evento se estende até o dia 13, domingo. Para o recital de abertura, às 20h, os pianistas Clélia Iruzun (Inglaterra) e dr. João Paulo Casarotti (EUA), que já estão na cidade, prepararam um repertório especial. Todas as noites, a partir das 20h, haverá recitais com os professores convidados e os participantes do Encontro. As apresentações serão abertas à comunidade.

Conforme explica Casarotti, responsável pela organização do evento, todos os custos do 2° Encontro Internacional de Piano serão cobertos pelas taxas de inscrição dos participantes e também pela venda de ingressos avulsos para os concertos diários, ao custo de R$ 20.

O Encontro de Pianistas tem como objetivo promover intercâmbio artístico cultural entre pianistas brasileiros e doutores em piano de renome internacional. Destinado a estudantes e profissionais de piano de todas as faixas etárias, bem como a professores, amantes da música clássica e interessados em descobrir novas emoções musicais, o evento constará de uma programação diversificada, com recitais, masterclasses, workshops, recitais-palestra, palestras e mesas redondas.

TURISMO CULTURAL

Além de cultural\educativo, o 2o Encontro Internacional de Pianistas do Vale do Aço  tem um caráter turístico e vem fomentar atividades do setor. “No dia 10 de janeiro, os pianista participantes do Encontro serão conduzidos ao Parque Estadual do Rio Doce para conhecer as maravilhas da mata atlântica e passar um dia tocando e se inspirando nas belezas naturais”, conta Andréia Magalhães, responsável pela parte turística do evento.

Andréia destaca a grande oportunidade de crescimento que o Encontro representa para os pianistas da região. Ela afirma que este é um espaço importante para formação de público, que passar a ter contato com grandes pianistas, que muitas vezes só tem acesso quando se deslocam até os grandes centros. “Isso desperta mais uma vocação turística para o município de Timóteo e para a região do Vale do Aço, que é o turismo cultural”, garante.

CLÉLIA IRUZUN

A feliz junção do colorido espírito brasileiro e musicalidade espontânea firmou Clélia Iruzun, como uma das artistas mais interessantes, no cenário mundial, nos últimos anos. A pianista é detentora de inúmeros prêmios no Brasil e na Europa, distinguindo-se entre outros: Tunbridge Wells (Inglaterra), Paloma O’Shea em Santander e Pillar Bayona em Zaragoza (Espanha). Como solista em recitais e orquestras, vem atuando pela Europa, Américas e Ásia. Já excursionou como solista pela maiores cidades da China, tocando inclusive, no Grande Teatro de Xangai, Hangzhou, Ningbo e na exclusivíssima Sala de Concertos da Cidade Proibida em Pequim. Seu recital em Xangai foi votado um dos dez melhores concertos do ano. Fez uma tournée à China com o Coull Quartet e tocou com eles também no Reino Unido, no Southbank Centre e na Universidade de Warwick.

JOÃO PAULO CASAROTTI

O pianista e pedagogo brasileiro João Paulo Casarotti atua como assistente professor em Piano e Pedagogia do Piano e coordenador de Área de Piano na Southern University em Baton Rouge, LA. Obteve o Doutorado em Piano Performance pela Louisiana State University, além de diversos títulos em instituições do Brasil e Estados Unidos, entre outros.  Casarotti mantém uma atividade intensa como intérprete, pesquisador, pedagogo e palestrante. Em 2009, começou uma pesquisa para criar um estúdio online para o ensino do piano. Desde então leciona à distância a partir de locações diversas como Pennsylvania, New Jersey, New York, Louisiana e Brasil. O pianista tem uma intensa carreira como pedagogo tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Ele trabalhou por quatro anos na Temple University e na Temple Prep School, onde ministrou aulas em Pedagogia do Piano, Piano em Grupo e Aulas Práticas Aplicadas.

APOIO

O 2° Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço é um evento colaborativo que conta com a organização da Southern University em Baton Rouge – USA, em conjunto com o Hotel Dom Henrique e o Restaurante Baía Cabrália e conta com o apoio institucional do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas e Vale do Aço Convention & Visitors Bureau, Projeto Turismo no Vale, DuPerd e IEF.

Mais duas parcerias importantes tornam possível a realização do Encontro, segundo Andréia Magalhães. O Unileste/MG cedeu um piano de cauda, que será utilizado no salão principal do Encontro. O piano do teatro da Fundação Aperam também será mais um espaço para as masterclasses.

SERVIÇO

Para participar do 2o Encontro Internacional de Pianistas do Vale do Aço, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição diretamente no portal do hotel (​www.hoteldomhenrique.com.br​), no link criado exclusivamente para o evento, e efetuar o pagamento da taxa. Informações pelo telefone (31)3849-9140.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *