sexta-feira, abril 19, 2024
Meio Ambiente

LBV celebra Dia Mundial da Água com passeio em nascente

IPATINGA – Nesta quinta-feira, 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, instituída, em 1992, pelas Nações Unidas, a Legião da Boa Vontade (LBV) intensificou o seu trabalho de educação ambiental e promoveu nessa terça-feira, 20, para as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, um passeio ao Parque Samambaia, reserva ambiental de 131,7 mil metros quadrados que possui lago, nascente e uma mata nativa remanescente da Mata Atlântica, localizada no bairro Bom Jardim, em Ipatinga.

A iniciativa contou com o apoio da ASAS – Associação Ambientalista Samambaia que desde 2015 desenvolve ações voltadas para questões ambientais. O técnico em meio ambiente e diretor administrativo da associação, senhor Antônio Mendes e o responsável pela comunicação, senhor Vilton Silva, através de um bate-papo com as crianças e adolescentes, falaram sobre os conceitos atuais da água no Planeta, o que devemos fazer para a preservação, a economia desse bem tão precioso e o trabalho que realizam para recuperação das nascentes.

 “Através de um trabalho realizado com o Ministério Público e Instituto Interagir, conseguimos a informação de que são em torno de quinhentas nascentes, nas áreas urbana e rural de Ipatinga. No bairro Bom Jardim, onde realizamos um trabalho de educação socioambiental, identificamos e catalogamos quatorze nascentes, todas perenes e com grande evasão de águas. Parabenizo a LBV pelo trabalho de tamanha importância que é conscientizar aqueles que serão o futuro do nosso planeta, são crianças e adolescentes que desde já se apropriam da situação que estamos vivendo de escassez hídrica e se preocupam realmente na preservação do ambiente”, disse o técnico em meio ambiente e diretor administrativo da ASAS, sr. Antônio Mendes.

“O que eu mais gostei no passeio foi conhecer as pedras de onde escorre a água que formou aquela lagoa linda! O lugar é muito fresco e com ar puro, muito gostoso. Aprendi que se não fosse o trabalho que fizeram de recuperar as nascentes, não existiria aquela lagoa e com certeza a água da nascente já teria secado, por isso o trabalho de recuperação das nascentes é ótimo! A energia acaba, ficamos no escuro, sem água não sobreviveremos, então precisamos urgente ajudar de alguma forma para não deixar que a água do planeta acabe. Eu posso ajudar não desperdiçando água, plantando arvores e outras coisas, todos nós podemos ajudar. Se não tiver agua, o planeta morre”, disse a atendida, Raiele Santos Neves, de 11 anos.

No final deste passeio especial, as crianças e adolescentes plantaram no parque uma muda de icsória, planta ornamental, contribuindo assim, não só com a recuperação da nascente, como também tornando o local ainda mais belo. “Aprendi que se cada um fizer um pouquinho, ajudaremos a preservar a água para não acabar. Hoje plantamos uma muda no parque, então estamos ajudando também a cuidar dessa nascente. A água é muito importante para o mundo, temos que parar de desperdiçar água, não demorando no banho, não deixar torneira aberta muito tempo, não poluindo os rios, é cuidar para a água não acabar”, disse a atendida, Camila Aparecida Guimarães, de 11 anos.

A Legião da Boa Vontade, desde os seus primórdios, promove ações socioambientais como essa. Em suas Unidades de atendimento, promove ao longo do ano, palestras, passeios, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. “Os projetos da LBV abordam com as crianças e adolescentes a responsabilidade de todos diante do desafio de economizar água, as diversas formas de evitar o desperdício, bem como a importância de ajudar os pais na economia da família. Sabemos que infelizmente a cada ano a água se torna mais escassa, é responsabilidade de cada um de nós cuidar para que esta realidade mude”, destacou a gestora social da Entidade no município, Rariane Oliveira.

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *