Escola Estadual Canuta Rosa, no Bairro Cidade Nobre, recebe o Projeto Sala Viva

IPATINGA – A Secretaria Regional de Educação promoveu a Semana de Educação pela Vida, na Escola Estadual Canuta Rosa de Oliveira, no bairro Cidade Nobre. Este é o 4º ano consecutivo que o projeto é realizado. Nesta edição, pela primeira vez, a escola firmou uma parceria com a vereadora Márcia Perozini, por meio do projeto Sala Viva. “Como vice-presidente da Comissão de Saúde, me preocupo com a saúde física e mental dos munícipes da nossa cidade. Desde o início do mandato, desenvolvemos ações a fim de gerar transformação de vidas”, diz a vereadora.

 

“Sendo assim, criamos o projeto Sala Viva com o objetivo de criar uma rede de alternativas para se falar acerca do suicídio e da valorização da vida, apontando um caminho de conhecimento dos fatores de risco e prevenção,  auxiliando aos que estão passando por uma situação de crise e que veem o suicídio como sua única saída’’, completou ela.

Na ocasião, aproximadamente 1,7 mil alunos da escola participaram de palestras e roda de conversa que enfatizam a valorização da vida. A psicóloga Jany Mara Bartolomeu dialogou com os alunos sobre o suicídio, seus fatores de risco e prevenção.  Ela já esteve na Câmara de Ipatinga palestrando sobre o tema no Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Para o diretor da escola Canuta Rosa, o projeto é muito importante, “haja vista que nos possibilita refletirmos, juntamente com nossos alunos, sobre a importância da vida. Trabalhamos valores durante todo o ano, mas em novembro intensificamos este trabalho com foco da importância da vida. Acredito que na prática isso conta muito, pois somos a escola estadual com maior número de alunos e a que possui menor índice de violência”, disse Miraí Camilo.

Já o aluno do 8º ano, Neiviton Lourenço, agradeceu a oportunidade de pensar sobre o tema e disse que “a palestra frisa que a vida é um presente e isso me fez perceber que temos que valorizar a vida cada minuto”, disse.

Durante toda a semana, o projeto Sala Viva em parceria com o Instituto Casa da Provisão ofereceu aos alunos nos três períodos plantão psicológico e atendimento espiritual aos interessados. As ações foram encerradas na última sexta-feira (23) com stand-up, performance que abordou a valorização da vida.

Serviço: O gabinete abre agenda para as escolas interessadas em conhecer e realizar o Projeto. Mais informações: 31.3829-1201 (Gabinete 413)

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *