terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo faz prevenção contra IST/AIDS antes do Carnaval

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo, em parceria com o Centro de Testagem e Acompanhamento – IST/AIDS, realizará ações de conscientização para o Carnaval nos dias 5 a 9 de fevereiro. O objetivo do Programa é alertar os foliões sobre os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) e informar como as pessoas podem se prevenir.

Profissionais da Saúde farão blitzes educativas e panfletagem nos semáforos com distribuição de preservativos para os cidadãos. As intervenções acontecerão sempre à partir das 7;30h na avenida Belo Horizonte no bairro Cachoeira do Vale (05/02), no centro sul próximo ao Bretas (06/02), no Terminal Rodoviário (07/02), rotatória do bairro Limoeiro (08/02), Alameda 31 de Outubro e às 11h na Estação Ferroviária (09/02).

“O número casos novos de AIDS, Hepatite e outras ISTs que chegam mensalmente ao Programa têm crescido de forma muito significativa nos últimos anos. É preciso que a população se conscientize que estas doenças estão aí, são de fácil transmissão e podem ser evitadas, com atitudes seguras, como por exemplo a redução do número de parceiros sexuais e o uso de preservativos em todas as relações sexuais.” Explica Eunice Silva Silveira, Diretora de Departamento da Vigilância em Saúde.

Aumento de casos HIV e Sífilis 

A médica infectologista Dra.Carmelinda Lobato, referência técnica do Programa em Timóteo, chama atenção para o aumento do número de casos de HIV entre homens jovens e, também, o aumento dos casos de sífilis.  “O Brasil vem enfrentando epidemia de casos de sífilis e isso significa que as pessoas não estão usando preservativo nas relações sexuais”, diz a infectologista.

O Programa IST/Aids realiza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa IST/Aids, no bairro Primavera, de 8 às 13 horas.  Para mais informações ligue para (31) 3847-7624.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *