Timóteo autoriza cirurgia complexa de paciente com quadro de saúde estável

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo acompanha o caso da paciente G. S., 36, que necessita de um Procedimento Cirúrgico de Papilotomia Endoscópica  (CPRE) e Colangiopancreotografia. A jovem teve uma complicação após passar por cirurgia para retirada da vesícula, há 90 dias. A paciente encontra-se internada na enfermaria do hospital do município, com quadro de saúde estável.

A atual administração tomou conhecimento do caso de G. S. no dia 16 de julho (data em que assumiu a Prefeitura), quando recebeu a família da paciente que esclareceu os fatos. Desde então, a equipe de Saúde providenciou o cadastro da usuária no SUS Fácil. No entanto, a Central de Tratamento Fora do Domicílio de BH, negou o pedido de urgência médica. O procedimento seria realizado mas paciente teria que aguardar a fila de espera.

O Secretário de Saúde, Eduardo Morais, solicitou orientações de médico especialista da Santa Casa.

O Secretário de Saúde, Eduardo Oliveira Morais, solicitou orientações de médico especialista da Santa Casa de Misericórdia em Belo Horizonte, uma das poucas entidades que realiza este procedimento cirúrgico. Imediatamente, a Secretaria de Saúde abriu processo de dispensa de licitação sob a alegação de urgência médica e tomou as providências cabíveis para a cirurgia, que será realizada pelo Sistema Único de Saúde com apoio do FMS.

A  usuária G. S. já foi informada das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Timóteo. A paciente passará por avaliação de especialista na próxima semana que determinará a data da cirurgia.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *