quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

PMI inicia recapeamento entre os bairros Iguaçu e Ideal

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) deu início, nesta segunda-feira (23), às obras de recapeamento da avenida José Júlio da Costa, entre os bairros Iguaçu e Ideal. As intervenções compreendem o trecho de aproximadamente 620 metros de extensão que liga duas rotatórias, uma na entrada para o bairro Cidade Nobre e a outra de acesso à rua Artur Azevedo, no bairro Ideal. Além do asfalto novo, serão desobstruídas bocas de lobo para sanar um antigo problema de alagamento na via. Estão sendo investidos cerca de R$ 337 mil. Os recursos são próprios do município.

O prefeito Nardyello Rocha acompanhou com o secretário de Obras, Eduardo Villani, o desenvolvimento das primeiras atividades da frente de trabalho. A ação começou com a retirada de todas as saliências e afundamentos da via. Em seguida, a avenida recebe quatro centímetros de massa asfáltica. Para maior segurança durante a realização das intervenções – que serão feitas nos dois sentidos da via –, agentes de trânsito trabalham no controle do fluxo de veículos.

Malha desgastada

O prefeito lembra que a atual administração está determinada a resolver um problema sério no que se refere à malha asfáltica de Ipatinga, grande parte dela com mais de 40 anos de uso. Nardyello Rocha adianta que um aporte de R$ 32 milhões está sendo levantado junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para viabilizar o recapeamento de pelo menos 70% da malha viária da cidade.

 

recapeamento 2

O comerciante José Lino elogiou o trabalho da PMI, citando também o problema de alagamento.

“Enquanto isso não acontece – ele explicou –, nós vamos avançar gradativamente com recursos que temos, procurando atender os locais com mais deficiência. Assim é que começamos pela avenida José Júlio da Costa, um trecho de muito tráfego e linha de transição para vários núcleos urbanos, onde são recorrentes os tapa-buracos, gerando muitas imperfeições na pista. O asfalto ali ficou bastante castigado, também porque o percurso é bastante utilizado por veículos de carga”.

Bocas de lobo

José Lino Campos é comerciante na avenida José Júlio da Costa há mais de 25 anos. Ele elogiou a iniciativa da prefeitura e pediu ainda solução para o problema de alagamento, que está sendo atacado. “Quando chove, a água fica empoçada por até 60 dias, porque o escoamento está comprometido. A água sai por si só ou quando os comerciantes se juntam e empurram para o outro lado. Estou sentindo firmeza nesta nova gestão”, disse, animado.

Inicialmente, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) irá fazer a desobstrução das bocas de lobo da via, mas o prefeito adiantou que, caso seja necessário, novos bueiros serão implantados. A previsão é de que as intervenções na avenida José Júlio da Costa sejam concluídas em oito dias.

recapeamento 3

Mais de 60 funcionários trabalharam na capina, roçada, podas de árvores, corte de grama e retirada de entulhos entre o Horto e o Centro.

Limpeza urbana

Ainda nesta segunda-feira, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realizou um mutirão de limpeza em toda a extensão da avenida Pedro Linhares, trecho urbano da BR-381, no sentido Horto/Centro. Mais de 60 funcionários trabalharam na capina, roçada, podas de árvores, corte de grama e retirada de entulhos.

Sobre esta ação, o prefeito voltou a enfatizar o compromisso da administração em manter a cidade limpa. Contudo, alerta a população sobre o descarte irregular de lixo. “Nós vamos limpar, mas também fiscalizar e multar caso necessário. Não podemos admitir que a prefeitura limpe em um dia e alguns sujem no outro, prejudicando toda a coletividade”, observou.

Rota operação tapa-buracos

Durante esta semana estão previstas várias intervenções da operação tapa-buracos nos seguintes locais.

Rua Blumenau – Veneza II
Rua dos Cânticos – Canaã
Rua Siquém – Canãazinho
Rua Tupinambás – Iguaçu
Av. Felipe dos Santos – Cidade Nobre
Av. Castelo Branco – Horto
Iguaçu/ Bom Retiro/ Bela Vista
Cariru e subida do Hospital Márcio Cunha
Vila Militar

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *