OUTUBRO ROSA: Posto de Saúde do Quitandinha promoveu um dia de beleza

TIMÓTEO – A Unidade de Saúde do bairro Quitandinha, em Timóteo, promoveu nesta segunda-feira (15/10), o Dia da Beleza com cortes de cabelo, escova e sobrancelha para as usuárias. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa que desde o início do mês, vem promovendo uma série de atividades para as mulheres nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O Dia da Beleza na UBS do Quitandinha aconteceu graças ao trabalho voluntário dos colaboradores Rildo, Natália (Sobrancelhas), Nika e Cenira, todos os usuários da unidade. A programação se estende com Caminhada da Saúde, alongamento e atividades na Academia ao Ar Livre do bairro, sorteio de brindes (16/10) e palestra com Nutricionista (22/10). De acordo com a enfermeira Beatriz Mendes Nonato, tem programação para todos os gostos. No último dia 10 de outubro, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de exames preventivos em horário especial (17 às 21h), com o objetivo de atender as mulheres que trabalham no horário comercial. Foram realizados 194 exames Papanicolau em 12 das 16 unidades de saúde em apenas um dia.

A campanha Outubro Rosa desmistifica e enfatiza a importância de toda mulher cuidar da saúde e ficar atenta às alterações suspeitas. É importante diagnosticar o câncer de mama e do colo do útero em sua fase inicial para maior eficácia do tratamento.

Mamografia

A Secretaria de Saúde chama a atenção das usuárias na faixa etária de 50 a 69 anos e aquelas com algum tipo de alteração nas mamas para o agendamento do exame de mamografia na unidade mais próxima de casa. Estão previstas a realização de 50 mamografias por dia, sendo 250 por semana, no período de 12 de novembro a 10 de dezembro, na unidade móvel que ficará instalada na Praça 29 de Abril, próximo à unidade Sede.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *