Hospital José Maria Morais abre inscrições para candidatos a doação de sangue

FABRICIANO – Entre os dias 1° e 5 de outubro, o Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) realizará o primeiro cadastro para encaminhar pessoas que desejam doar sangue ao Hemocentro Regional de Valadares. A viagem será de ônibus, sem custo para os doadores. A iniciativa visa alimentar o banco de sangue do Hemocentro, que por sua vez, abastece o HJMM e outros hospitais da região que precisam constantemente de sangue para os mais diversos procedimentos. Vale lembrar que qualquer tipo de sangue é bem-vindo.

A princípio, o HJMM encaminhará 20 candidatos à doação e também disponibilizará a alimentação para os doadores. A primeira doação está programada para o dia 17 de outubro (quarta-feira). Para se inscrever, o voluntário deve procurar o Departamento de Serviço Social do HJMM, entre 9h às 14h, munido de documentos de identificação. A legislação trabalhista garante um abono, a cada 12 meses, em caso de doação de sangue voluntária comprovada pelo trabalhador.

A Assistente Social do HJMM, Daniela Pinho,  conta que este é um projeto piloto, mas o serviço de encaminhamento de candidatos à doação deve continuar. “Em outubro faremos uma experiência, mas a doação não será só este mês. A partir de agora, todos os meses levaremos pessoas daqui para doar sangue. O objetivo é conseguir um meio de transporte maior para levarmos mais doadores”, afirma.

Além de cirurgias de emergência, o HJMM também realiza cerca de 70 cirurgias eletivas por mês, o que consome uma grande quantidade de sangue.  São utilizadas, em média, cerca de 60 bolsas de sangue mensalmente.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE

– Não ter tido Hepatite após os 11 anos de idade;

– Ter entre 16 e 69 anos (lembrando que pessoas com 16 e 17 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis legais);

– Ter acima de 50 kg;

– O doador com mais de 60 anos deve ter doado sangue pelo menos uma vez na vida;

– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;

– Deve ter dormido bem dias antes da doação;

Vale lembrar que mulheres podem tem doar de três em três meses, já os homens podem doar de dois em dois meses.

HEMOCENTRO

O Hemocentro Regional de Governador Valadares atende doadores de sangue e pacientes de toda a região e, também, 63 hospitais contratantes nas modalidades de Assistências Hemoterápicas e Agências Transfusionais, suprindo as demandas locais e alcançando uma população de quase três milhões de habitantes. Recebe uma média de 49 doadores de sangue/dia – cerca de mil/mês.

SERVIÇO

Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM)

Rua Argemiro José Ribeiro, 206, no bairro Santa Helena, em Coronel Fabriciano.
Mais informações: 3841-5488 ou pelo 3841-5460.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *