terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Fabriciano oferece revisão a pacientes que fizeram cirurgia de catarata

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, promoveu nesta terça-feira, 27, a revisão para pacientes que participaram do Mutirão de Cirurgias de Catarata, realizado em janeiro deste ano.  Ao todo, 234 cirurgias foram feitas no Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) e, agora, todos os pacientes tiveram a oportunidade de serem reavaliados por um oftalmologista no Centro de Especialidades (Ceps).

Agentes Comunitários de Saúde, ACS, foram em todas as residências convocando os pacientes.  Eles tiveram um período de repouso de 30 dias para a cicatrização da cirurgia e agora a reavaliação é necessária com objetivo de ver como o paciente se encontra após esse período.

Os pacientes que fizeram o procedimento compareceram em peso para a reavaliação. Muitos afirmam que esperaram anos para serem atendidos e comemoram o sucesso das cirurgias.  “Eu esperei durante um ano e meio pela cirurgia e fiquei muito feliz quando vi que agora ela iria sair. Correu tudo bem no dia do procedimento, na recuperação e hoje vim fazer a revisão para garantir que está tudo certo”, disse Onofre Dionísio Moreira, morador do bairro Caladão.

Já para José Lopes Filho, morador do bairro Caladinho do Meio, a cirurgia era algo distante, pois ele sabia que as filas de espera eram longas. “Assim que eu fiquei sabendo que o procedimento iria acontecer mais rápido, eu já entrei com os papéis e seis meses depois já estou aqui até fazendo a revisão. Agora é só marcar a próxima cirurgia para o meu outro olho”, comemora.

Os pacientes que precisam fazer a cirurgias em ambos os olhos já estão na lista de espera. A previsão é de que elas aconteçam até o fim deste semestre. Quem tem interesse em realizar a cirurgia de catarata, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, se consultar com um clínico geral e, logo depois, um oftalmologista para avaliação e marcação do procedimento.​

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *