sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Corujão da Saúde atinge a marca de 40 mil atendimentos em Fabriciano

FABRICIANO – Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Corujão da Saúde atinge a marca de 40 mil atendimentos realizados. No Corujão do Santa Cruz, foram realizados 28 mil atendimentos clínicos e pediátricos. Já o Corujão do Centro contabilizam 12 mil procedimentos nas áreas de ginecologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, cirurgia geral, ultrassonografia, pneumologia, psiquiatria, mastologia, dermatologia, pré-natal de alto risco, endocrinologia e infectologia.

O Corujão da Saúde foi implantado em abril de 2017 pela atual administração com objetivo de acelerar as consultas em especialidades médicas, zerar as demandas reprimidas na Atenção Básica e garantir mais qualidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Coronel Fabriciano. Outro diferencial é o horário estendido de atendimento a população, até às 22h, facilitando a vida de quem precisa de consultas médicas, mas não pode comparecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o dia.

O projeto para a criação do Corujão da Saúde, de autoria do Prefeito Dr. Marcos Vinícius, foi aprovado na Câmara de Vereadores em março do ano passado. Ele também autorizava a contratação temporária de médicos pediatras, clínicos gerais, ginecologistas e farmacêuticos para reforçarem o quadro de profissionais e atenderem a população, zerando, assim, as filas de espera que se estendiam há anos.

MAIS MÉDICOS NAS UBSs

A atual administração também reforçou o quadro de profissionais das Unidades Básicas de Saúde. Foram contratados 27 enfermeiros, 23 médicos de apoio, 28 médicos da Equipe de Saúde da Família, 12 médicos no Corujão Santa Cruz e 16 médicos especialistas. Com isso, Fabriciano atingiu a cobertura de 96,12% das Equipes de Saúde da Família.

Dez das 14 Unidades Básicas de Saúde contam com 100% de cobertura. As demais – JK, Centro e Amaro Lanari e Santa Terezinha – são mistas e contam com médicos generalistas de apoios. Antes, o município possuía apenas 15 Equipes de Saúde da Família completas.

PRÉ-NATAL HUMANIZADO

Em 2017, Coronel Fabriciano ampliou a ginecologia e a pediatria na Atenção Básica retornando com a urgência pediátrica nas UBS’s que antes possuía apenas um profissional de cada especialidade para atender toda a população. Atualmente, o município possui ginecologistas, pediatras e médicos clínicos em todas as UBS’s. Assim, gestantes e crianças garantem o acompanhamento necessário, o que diminui o risco de se obter qualquer tipo de complicação. Com essas ações o município alcançou a redução da taxa de mortalidade infantil que caiu de 17,7% em 2016 para 9,1% em 2017.

FUNCIONAMENTO DO CORUJÃO DA SAÚDE

Com a reforma da Unidade do Centro, o atendimento do Corujão está funcionando temporariamente no CEPS, no bairro Giovaninni. O horário de atendimento é das 19h às 22h, com especialidades médicas em hematologia, reumatologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, mastologista, endocrinologia, cirurgia e pneumologia. O agendamento é feito na Unidade Básica de Saúde de referência do paciente no menor tempo possível.

Já o Corujão da Saúde da UBS do Santa Cruz, o atendimento é das 16h às 22h, com foco na atenção primária, clínicos gerais e pediatras, além da farmácia. Não é necessário agendamento.

SERVIÇO

Corujão do Centro

Até a conclusão da reforma da unidade, o atendimento do Corujão funciona no CEPS. Rua Quintino Alves, 67 – 99, Giovanini.

Corujão do Santa Cruz – Unidade Básica de Saúde

Rua Bolívia, 401, Santa Cruz.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *