Correios falam sobre filas nas agências e amplia serviços após denúncia do JBN

TIMÓTEO (Fotos PCReis) – No último dia 9 de maio, a reportagem do JBN acompanhou o calvário de dezenas de pessoas na Agência dos Correios do Centro Comercial da Alameda 31 de Outubro, Centro Norte da cidade de Timóteo e Coronel Fabriciano, com denúncias da falta de eficiência dos serviços prestados. Os Correios por sua vez enviaram nota nesta sexta-feira (18) a redação do Jornal Bairros Net esclarecendo alguns pontos da matéria.

A nota enviada pelos Correios foi iniciada esclarecendo que no início de cada mês as unidades de correios fazem pagamentos dos aposentados pelo INSS, servidores públicos e empresas privadas, o que contribui para o aumento do fluxo de clientes nos primeiros 10 dias úteis do mês, mas que são prontamente atendidos conforme medição realizada pelo Sistema Gerenciamento de Tempo de Espera em Fila – SIGESF.

QUINZE MINUTOS NA FILA

Apesar da reportagem do JBN constatar três dias consecutivos, a partir do dia 8 de maio, que a espera na fila ultrapassou o tempo de 1h50, os Correios disseram que em abril, 99,71% do atendimento da agência de Coronel Fabriciano e 95,56% da agência de Acesita foram realizados em até 15 minutos. Os Correios ainda afirmaram que em todas as unidades cumprem rigorosamente a Lei 10.048/2000, que estabelece o atendimento prioritário para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças no colo e obesos.

ATENDIMENTO

Infelizmente, nessa primeira quinzena do mês de maio, a agência de Acesita teve seu fluxo de atendimento comprometido por alguns fatores conjecturais que já estão sendo solucionados com a implantação das seguintes medidas:

  • Reabertura da AC Timóteo, o que diminuirá o fluxo de clientes na AC Acesita;
  • Acréscimo de um empregado na posição de atendimento no horário de almoço da AC Acesita, durante os primeiros 10 dias do mês (pagamento de aposentado);
  • Acionamento da Embratel para a identificação/solução do tráfego de download Unknown (desconhecido) durante todo o dia, inclusive de madrugada, nas máquinas das unidades. (O que pode estar comprometendo a velocidade em que os softwares de atendimento rodam nessas máquinas e, consequentemente, o atendimento aos clientes)
  • Acompanhamento diário do fluxo de atendimento, visando detectar eventuais incorreções.
DISTRIBUIÇÃO

Apesar de a população reclamar que as correspondências chegam com atraso (leia-se faturas que chegam após o vencimento), os Correios afirmaram que a distribuição de objetos postais em Acesita, Coronel Fabriciano e Timóteo, estão operando dentro da normalidade. Ressaltamos que, para que sejam apuradas com precisão inconformidades apontadas por clientes, é fundamental o fornecimento de informações básicas, como a identificação do logradouro do manifestante, bem como a sua numeração (no caso de objetos simples) ou o número do registro no caso de objetos qualificados.

TIPO DE OBJETO

Destacamos ainda que, no caso de objetos postais simples, devido ao fato de não possuírem número de registro, os mesmos não são passíveis de rastreamento. Como tais objetos não necessitam de recibo no momento da entrega e geralmente são dispostos em portarias ou caixas receptoras de correspondências, a data em que o destinatário toma ciência do objeto nem sempre corresponde à data em que o mesmo foi entregue no domicílio.

RECLAMAÇÃO

Para quaisquer outros esclarecimentos, a empresa coloca-se à disposição da população por meio dos canais oficiais de atendimento: “Fale com os Correios”, no site da empresa (www.correios.com.br) e pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 725 7282 (demais localidades) e 0800 725 0100 (exclusivo para sugestões, elogios ou reclamações).

AGÊNCIAS

Na cidade de Coronel Fabriciano temos agências de correios no bairro Melo Viana, no centro, bairro Giovanini e em Timóteo há uma agência Acesita no Centro e agência em Timóteo no Centro Sul. A agência de Timóteo foi reaberta nessa segunda (14).

ABERTURA DE AGÊNCIAS

Quanto à agência que funcionava no bairro Cachoeira do Vale a mesma foi fechada em 2016 pelo projeto Fusão de Agências e a ECT está em negociação junto à prefeitura de Timóteo para a abertura de uma AGC nesse bairro e no bairro Limoeiro. Ainda não tivemos retorno da Prefeitura Municipal.

 

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