sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Coronel Fabriciano realizou Fórum de Vigilância Sanitária aberto ao público

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizará no dia seis de agosto o Fórum de Vigilância Sanitária contou com a participação de farmacêuticos, biomédicos, nutricionistas e veterinários, e da população local. O objetivo do evento foi lembrar o dia da Vigilância Sanitária, comemorado em cinco de agosto.

Para o Coordenador da Vigilância Sanitária, Carlos Aquino, comemorar data é um marco na saúde pública do Brasil e um bem para todos os munícipes. “A Vigilância Sanitária é responsável por ações que tem como objetivo eliminar, diminuir e precaver os riscos à saúde, garantindo serviços e bens que estejam adequados ao uso da população. Nós visamos sempre o bem estar e qualidade de vida da população, assegurando o direito à saúde”, afirma.

As atividades do Fórum foram divididas em dois momentos. O primeiro foi no período da manhã, na Praça Louis Ensch, no Centro, em Coronel Fabriciano. Foram ofertados a população serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, entre outros. As ações foram oferecidas por meio de parceiros como Estúdio de Beleza Bia Gomes, Faculdade Pitágoras, Farmácias Indiana, e Valéria Guerra Esteticista Biomédica.

O Farmacêutico e Coordenador do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, Renan Martins, conta que é um prazer ser convidado para ser um dos palestrantes do evento. “É uma honra poder participar desse evento representando a Faculdade Pitágoras, junto a Prefeitura de Fabriciano que sempre são nossos parceiros. Sou do Vale do Aço e pra mim é muito significativo, visto que na época da graduação em Farmácia, eu tive a oportunidade de atuar nas UBS’s do município e no almoxarifado central. Agora a gente reforça esse laço comemorando o dia da Vigilância Sanitária com essa atividade ligada realizada pela prefeitura”, conclui.

A população e servidores participaram de palestras e capacitações no auditório da Superintendência Regional de Saúde. As palestras tiveram como temas corantes alimentares; estética; medicamentos controlados; principais patógenos veiculados em alimentos. O objetivo foi orientar os munícipes sobre cuidados alimentares, prevenir e controlar doenças causadas pela falta de cuidado e atenção durante o dia-a-dia.

Curiosidades

A data de cinco de agosto, aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e um dos maiores sanitaristas brasileiros, é também dedicada ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

Por conta disso, há, em todo o país, nesta semana, comemorações que envolvem atividades em torno do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em todas as esferas de governo. Como objetivo principal, está a conscientização da população para uma vigilância mais inclusiva e participativa.

As atividades realizadas pelos estados e municípios incluem a divulgação da atuação da vigilância sanitária a estudantes, comerciantes, produtores, profissionais de saúde e de diversas áreas do conhecimento, consumidores e, naturalmente, para os cidadãos comuns.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *