sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Carreta móvel para castração de cães e gatos estaciona em Fabriciano

FABRICIANO – Coronel Fabriciano recebe nesta semana uma carreta móvel para castração de cães e gatos, o “Castramóvel”. A iniciativa é um pedido da Organização Não Governamental (ONG) Meu Amigo Cão, com o apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano, e foi solicitada pelo Secretário de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó (Xingozinho), quando ainda vereador. Serão cadastrados 200 animais, entre cães e gatos, já selecionados e cadastrados pela ONG. O serviço vai ficar no município até a próxima quinta-feira, 25, no estacionamento do hipermercado Bretas, no Melo Viana.

O projeto foi criado pelo deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) de Juiz de Fora, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) AJUDA. A castração é uma medida de saúde pública, pois evita o crescimento populacional dos animais de rua e por consequência, a proliferação de doenças protegendo a população. O procedimento também é benéfico para os animais: no caso dos machos, previne o câncer de próstata e nas fêmeas o câncer de mama. Esta é a primeira vez que o castramóvel vem à cidade de Coronel Fabriciano.

O secretário, Leandro Xingó, esteve no local para acompanhar o primeiro dia de trabalho e antecipou que a prefeitura articula o retorno do castramóvel em junho deste ano à cidade. “Trata-se de uma ação de saúde pública, há anos reivindicada pelas ONGs Protetoras de Animais. Com força política, parcerias e o empenho do prefeito Dr. Marcos Vinicius e equipe, conseguimos viabilizar e trazer para Coronel Fabriciano”, pontua o secretário.

A castração é de graça e, antes de receber o procedimento, os cães e gatos passam por uma triagem para avaliar se o animal tem condições de fazer a cirurgia. Entre os critérios estabelecidos pela ONG para a seleção dos cães e gatos: foram animais sem raça definida  (vira-latas), já testados para a leishmaniose visceral, vacinados contra a raiva animal, resgatados das ruas e que estão em lares provisórios ou já foram adotados por alguma família da cidade.

O limite de vagas já foi preenchido, mas há possibilidade de um cadastro reserva. Os interessados devem enviar email para: maccastramovel@gmail.com com os fotos dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, foto do animal, teste de leishmaniose visceral para cães acima de 4 meses, comprovante de vacinação contra raiva, telefone de contato e breve histórico da adoção ou resgate do animal.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *