sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Câmara de Ipatinga lança novo portal institucional. Mais transparência aos trabalhos legislativos

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga lançou oficialmente nesta terça-feira o novo portal da instituição. Um novo aplicativo para plataformas Android também foi apresentado. O lançamento foi realizado na plenário da Câmara, com a presença de vereadores, servidores e profissionais da imprensa. Todo o desenvolvimento do novo portal e do aplicativo foi feito integralmente por técnicos da Câmara, sem custos para a instituição.

O novo portal passou por uma reformulação geral, com modificações que vão da aparência a novas funcionalidades. A navegação passa a ser mais intuitiva, com mais clareza na apresentação dos links, como é o caso das redes sociais. E pessoas com algum tipo de deficiência passarão e ter pela primeira vez recursos que permitirão a navegabilidade.

“O novo site foi adaptado com recursos que visam atender usuários com necessidades especiais. Caso seja acessado por uma pessoa com deficiência visual, por exemplo, ouvirá o que está escrito, sendo necessário apenas que seja utilizado um software de leitura de tela”, diz o vereador Jadson Heleno, presidente da Câmara.

Os recursos de acessibilidade digital seguem o padrão determinado por lei federal. Segundo técnicos da Câmara de Ipatinga, o novo site atinge 95% de acessibilidade, número acima do mínimo de 85% exigido por lei. Somente 5% dos portais nacionais possuem recursos de acessibilidade digital, mesmo o país tendo, de acordo com IBGE, 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

“Outro recurso ligado à acessibilidade diz a respeito das teclas de atalho, que facilitarão muito aqueles que possuem alguma dificuldade motora”, acrescenta a técnica de informática Carla Priscila, responsável pela criação do novo portal.

O novo site traz ainda links de consulta às leis e proposições de forma mais clara e rápida, com mais facilidade de localizar as informações. Com a mudança, é possível buscar dados legislativos digitando uma palavra de acesso, um número de lei ou simplesmente o nome do autor da proposição.

Com recursos responsivos, o site passa também a responder a vários tamanhos de dispositivos (computadores, celulares, tabletes), se adaptando automaticamente à largura de tela na qual está sendo visualizado.

Os 19 vereadores da Câmara também ganharam destaque na nova página. O internauta poderá conhecer o perfil e os trabalhos de cada vereador clicando na imagem de cada um.

CAC e novo App

Agendamentos no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) eram feitos apenas de forma presencial, sendo necessária a ida à Câmara e pegar fila para, por exemplo, retirar a segunda via de documentos ou certidões. O CAC atende cerca de 5 mil pessoas todo mês.

“Agora os agendamentos poderão ser feitos tanto pelo portal quanto pelo aplicativo”, diz Adriano Horst, servidor responsável pelo desenvolvimento do aplicativo da Câmara.

Esse recurso pretende diminuir as filas de espera e dar mais agilidade ao atendimento. Quem não possui acesso à internet ou tem alguma dificuldade com a tecnologia poderá continuar a ser atendido normalmente.

A Câmara de Ipatinga é a primeira da região e uma das poucas no país a desenvolver um app exclusivamente para o Poder Legislativo.  Todo o conteúdo do site pode ser acessado de forma mais simples e rápida pelo celular, sem a necessidade de navegar pela internet.  Transmissão de reuniões, pesquisa de leis, proposições, entre outros recursos, estarão também disponíveis pelo aplicativo.

O app poderá ser baixado gratuitamente para plataforma Android na loja do Google e em breve será também lançado para quem possui Iphone. Segundo o site Olhar Digital, nove em cada 10 celulares no Brasil rodam apenas Android.

O presidente da Câmara destaca o empenho dos servidores na criação do novo portal. “Quero parabenizar nossa equipe que, sem gastar um centavo, desenvolveu novas plataformas modernas e com acessibilidade. Esses novos recursos oferecerão ainda mais transparências os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Ipatinga”, afirmou Jadson Heleno.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *