sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Alunos da Rede Municipal de Fabriciano participam de Concurso

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Gerência de Controle Nutricional, promove para alunos do 6ao 9o ano, da Escola Maria Graças Ferreira, o Concurso de Mini Chef. O objetivo é estimular o interesse das crianças da Rede Municipal de Ensino pela alimentação saudável oferecida nas escolas e incentivá-las à aprender matemática de forma lúdica. A fase de competição, que teve início nesta terça-feira, 19, se estende até sexta-feira, 22.

Os alunos estão desenvolvendo os cardápios que eles gostariam que fossem oferecidos na Merenda Escolar respondendo a pergunta: “Qual receita vocês preparariam para merenda da sua escola?”. As turmas estão sendo orientadas pelas nutricionistas da secretaria sobre questões de alimentação saudável e noções básicas de higiene.

A competição foi dividida por grupos de no máximo 5 alunos. Os grupos, com a ajuda da equipe da escola, elaboraram uma ficha técnica de preparação, contendo os nomes dos mini chefs, receitas, ingredientes, custo, modo de preparo e equipamentos necessários. Durante a elaboração das receitas, o professor da disciplina de matemática esta trabalhando com as crianças conceitos sobre peso, medidas e regra de três.

Segundo a Coordenadora Nutricional da Secretaria de Governança Educacional, Renata Leite, a criação do concurso se fez necessária a partir de avaliações feitas pela equipe que identificaram que cerca de 70% dos alunos está acima do peso normal. “A obesidade é considerada um problema grave de saúde pública, devido a sua elevada prevalência. Deste modo, torna-se necessário implementar medidas de prevenção, como este concurso que envolve  uma educação nutricional e estruturas para práticas recreativas. Todos os alunos estão sendo supervisionados por um adulto,” afirma.

Avaliação:

Após a execução das receitas, o júri composto por uma Assistente de Serviços Escolares (ASE), um membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e representantes dos alunos, professores, e pais, irão avaliar o sabor e a apresentação dos pratos servidos. Estes jurados serão escolhidos por meio de sorteio. As preparações serão avaliadas por meio de uma ficha técnica e o grupo que obtiver maior pontuação será o vencedor da turma.

Premiação:

No dia 03 de julho, os vencedores serão premiados com uma visita a Cozinha Show do supermercado HiperConsul, para uma aula de Hamburguer Artesanal e degustação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *