sábado, abril 20, 2024
Cultura e Entretenimento

Vanuza Bárbara apresenta Música para Bordar em Antônio Dias

Lançamento da nova coleção da estilista será antecedido por uma oficina de customização.

IPATINGA – A estilista e artista plástica, Vanuza Bárbara, lança sua nova coleção, Música para Bordar, amanhã (28), em Antônio Dias.  Os looks foram inspirados em clássicos da música mineira e da MPB.

Em Música para Bordar, assim como em projetos anteriores, Vanuza Bárbara  prezou a sustentabilidade, seu compromisso com as questões sociais, além da arte e da cultura. Todas as peças foram produzidas de retalhos que seriam descartados pela Provest Uniformes e Fraldas Carinho, patrocinadoras da estilista, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O trabalho foi desenvolvido com o grupo de bordadeiras Fazendo Arte, do bairro Bom Jardim, “o que veio gerar renda para as artesãs e dar visibilidade às suas criações”, sublinha Vanuza Bárbara.

Segundo explica, Música para Bordar foi desenvolvido  a partir de uma pesquisa realizada pelo professor, jornalista e historiador Sávio Tarso. “Ele ajudou a conceber a ideia das canções bordadas, indicou o repertório para inspirar todo o trabalho. Fizemos uma viagem musical por antigos clássicos a composições mais recentes. Aprendi muito sobre a história da música, com destaque para a das composições retratadas”, explica Bárbara.

Depois da pesquisa, a estilista passou a criar os modelos e os bordados, um trabalho feito ao som de cada música que ela retratou.

Representações gráficas das notas musicais, utilizadas principalmente nas partituras, ecoam na nova coleção de Vanuza Bárbara. Outros símbolos associados à música, como gráficos, que indicam a frequência, período, amplitude, comprimento de onda e velocidade de sons, também são destacados nos looks. “Bordamos ainda elementos citados em algumas músicas, como lua e estrelas, para ilustrar A lua girou, de Milton Nascimento”, adianta Vanuza Bárbara.

A coleção ganhou registro em ensaio fotográfico, que teve como cenário os jardins da sede da Fundação Aperam, em Timóteo, e como modelos atrizes do Vale do Aço, além da top model Hadassa Baptista, da capital mineira.

OFICINA

O lançamento de Música para Bordar, que conta com o apoio da Associação do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias – Alpha,  será antecedido por uma oficina de customização, também batizada como Música para Bordar, e que será ministrada pela própria estilista Vanuza Bárbara. Para participar da aula, o interessado deve comparecer na Casa de Cultura às 14 horas, levando uma peça de roupa que não esteja usando, tesoura, linha e agulha. A oficina é gratuita.

FICHA TÉCNICA

Estilista e artista visual: Vanuza Bárbara

Direção de arte e Designer: Herique Assis

Direção de Produção: Fino Trato (Leila Cunha)

Assessoria de Comunicação: Goretti Zeferino

Fotografo: Ricardo Alves e Rodrigo Zeferino

Bordadeiras: Grupo de Mulheres Fazendo Arte

Filmagem: Equipe 1

Maquiagem: Gil Minogue e Gustavo Samora

Produtor de Moda: Gustavo Samora

Modelos: Ariel Bertola, Giovana Souza,  Hadassa Baptista, Jéssica Dias, Liala Coelho e  Rosângela Sulidade

Acessórios: Gleide Souto

Assistente de produção: Luciano Brska e Henrique Júnior

Prestação de contas: Aguinaldo Barroso

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *