Ipaba vai ganhar sala de cinema. Projeto privilegia produções nacionais e já funciona em Periquito

IPABA – Contém Cultura. Você já viu esse projeto antes? Patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa, que será lançada em Ipaba, em maio deste ano, consiste na promoção do acesso da comunidade a produções do cinema nacional. As exibições acontecem em um espaço nada convencional, em containers que são adaptados para se tornar uma sala multicultural.

Na tarde da última segunda-feira (19), a programadora cultural, proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro, visitou a cidade acompanhada da equipe de produção do projeto, Felipe Gonzaga e Rudson Vieira. A equipe se reuniu com o Secretário de Desenvolvimento Social e Econômico de Ipaba, Diego Reis, para definição das diretrizes de implantação do projeto Contém Cultura no município. O local definido foi a Praça Pe José Lanzillot, espaço que já recebe a feira tradicional do município além de outras atividades culturais.

Para março, está previsto o alinhamento da intervenção de infraestruturas na praça da cidade. Na agenda do projeto, contam ainda a capacitação de uma assistente cultural para coordenar as atividades da sala e a instalação da sede do Contém.

Conforme Luciana Profiro, o projeto em Ipaba funcionará  nos mesmos moldes de Periquito, onde o projeto funciona desde o ano passado. “Na sala de audiovisual do Contém Cultura, realizaremos sessões de cinema e outras atividades culturais, como saraus literários e oficinas de artes. Sempre incentivando o bate-papo sobre a cultura nacional”.

Após o período de execução do projeto, o espaço será doado para o município, passando a integrar o escopo de equipamento cultural municipal.

Luciana enfatiza que todas as ações promovidas no Contém Cultura terão como eixo a educação, as artes, a cultura. “Com esse foco, vamos propor filmes que tratem de assuntos relevantes, considerando as necessidades e os interesses da população. Vamos também incluir programações que tenham como objetivo simplesmente divertir as pessoas”, adianta a programadora cultural.

De acordo com a estimativa de Luciana, o Contém Cultura em Periquito já alcançou um público de, aproximadamente, 3.500 pessoas, distribuídas em quase 50 sessões abertas para a comunidade. De agosto a dezembro de 2017 também foram atendidos aproximadamente 900 crianças e jovens da rede pública escolar da cidade de Periquito. Somando mais de 30 sessões para esse público. As exibições vêm contemplando pessoas de todas as idades e, especialmente, alunos da rede pública de ensino e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *