sábado, outubro 12, 2024
Educação

Projeto Ler para Avançar reforça aprendizagem na leitura e escrita de 200 crianças em nove escolas

TIMÓTEO – A Secretaria de Educação e Cultura de Timóteo prepara para o dia 05 de dezembro o encerramento do projeto “Ler Para Avançar”, desenvolvido junto aos alunos das escolas municipais. O evento será realizado no Auditório da Prefeitura, começando às 08h da manhã com a participação dos alunos e profissionais da educação envolvidos.

Lançado este ano, o Projeto “Ler Para Avançar” é implementado à partir de um diagnóstico das turmas nas escolas. “Nós iniciamos o ano letivo realizando o levantamento e quando percebemos crianças do terceiro ano e algumas até no quarto e quinto anos com baixo desempenho, sobretudo na leitura e na escrita, aplicamos o projeto que têm continuidade durante todo o período letivo”, afirma a Gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Sirlaine Castro Araújo.

Segundo as pedagogas e coordenadoras de Educação, Úrica Cotta Almeida e Frida Alexandra, um grupo de professoras alfabetizadoras dos anos iniciais com excelência no trabalho acompanha de perto e faz intervenções pedagógicas no processo de aprendizagem. Cerca de 200 crianças, de nove escolas, estão sendo atendidas este ano, a maioria delas com oito anos de idade. Elas recebem um atendimento individualizado e mais lúdico. A meta é compensar a defasagem para que cheguem ao final do ano devidamente alfabetizadas.

A Gerente de Ensino, Sirlaine Castro, destaca que após nove meses de trabalho com as crianças, está sendo feito o diagnóstico final para confirmar o avanço no aprendizado. “São boas as expectativas de sucesso do projeto, porque o trabalho que está sendo feito é de excelência. Mesmo antes da apresentação do diagnóstico final, já temos um resultado bem positivo em relação ao projeto”, completou Frida Alexandra.

ESCOLAS ATENDIDAS

Os alunos atendidos são das escolas Municipais Virginia de Souza Reis, Maria Aparecida Martins Prado, Clarindo Carlos Miranda, José Moreira Bowen, Joaquim Ferreira de Souza, Angelina Alves de Carvalho, Limoeiro, Ana Moura e Novo tempo. No encerramento, cada uma das nove escolas fará uma apresentação com as crianças atendidas, professores e pedagogos, para mostrar o avanço que as crianças obtiveram, seja através de música ou leitura.

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Um comentário sobre “Projeto Ler para Avançar reforça aprendizagem na leitura e escrita de 200 crianças em nove escolas

  • Edieme de Almeida Moreira Santos

    A realidade apresentada da escola, coincide com as mesmas dificuldades que os alunos da escola que sou coordenadora, por isso gostaria muito de conhecer o projeto,
    Desde já agradeço!

    Resposta

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