sexta-feira, abril 26, 2024
Destaques

Câmara de Fabriciano tem novo presidente. Lugão toma posse em 1º de janeiro 2018

FABRICIANO – Na tarde desta quarta-feira (20), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, foi eleita a nova Mesa Diretora, que conduzirá o destino do Legislativo fabricianense a partir do dia 1º de janeiro de 2018.

Pelo segundo ano consecutivo, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara foi consensual. A chapa encabeça pelo vereador Luciano Lugão (PROS) –  líder de governo na Casa, foi registrada junto à Secretaria do Legislativo Municipal. Além do novo presidente Luciano Lugão faz parte da chapa os vereadores Sargento Francisquini do Proed (1º vice-presidente), Carmem do Sinttrocel (2ª vice-presidente), Cristiano do Cais (1º secretário) e Enéias Reis (2º secretário).

Em entrevista exclusiva ao Jornal Bairros Net, o presidente eleito, vereador Luciano Lugão, disse está realizando um grande sonho. Ele contou que durante os seus três mandatos consecutivos, chegou a concorrer ao cargo, mas foi derrotado. “Eu acredito que pra tudo tem a sua hora. Deus escolheu este momento para que eu pudesse ser eleito com o voto de todos os vereadores, indiferente da sigla partidária dos mesmos, para deixar a minha colaboração a cidade que tanto amo”, destacou o vereador.

Por outro lado, Luciano Lugão foi taxativo em afirmar que reconhece o tamanho da Câmara de Vereadores de Coronel Fabriciano e o tamanho da sua responsabilidade. “Estarei aqui defendendo o interesse da população de Fabriciano. Vou aqui respeitar as individualidades de cada vereador. Sei que vamos travar acirrados debates, mas tudo dentro do maior respeito, porque cada um de nós tem lá fora uma família que também faz parte dos 110 mil habitantes da nossa cidade”, pontuou o novo presidente, que se emocionou ao perceber a presença da sua mãe entre a plateia que acompanhava os trabalhos.

O presidente Leandro Xingó, o Xingozinho, fez questão de frisar que a chapa registrada com antecedência foi uma mudança muito positiva. Que segundo ele traz uma maior tranquilidade para a Casa. “A presidência e todos os demais cargos da mesa diretora exigem muita responsabilidade, compromisso e, com a mudança, os vereadores que integram a chapa conseguem conversar e ter um vislumbre maior do desafio que assumiu”, destacou, garantindo que mais uma vez a unidade e o diálogo no Legislativo foram mantidos. “Quem ganha com tudo isso é a população”, declarou Xingozinho. 

Dr. Marcos Vinicius garantiu  que a escolha de Luciano Lugão para a presidência da Câmara no próximo ano não foi ao acaso. “O vereador foi o nosso líder de governo no Legislativo em um momento de mudanças, onde tínhamos que demostrar coragem para enfrentar as turbulências e os vícios da administração anterior. Ele nos ajudou muito. Ele e o presidente Xingozinho fizeram uma perfeita interlocução entre os poderes”, justificou Dr. Marcos.

 

 

EMENDA A LEI ORGÂNICA

Diferente das demais Câmaras Municipais do Vale do Aço, a eleição da mesa diretora em Coronel Fabriciano ocorre anualmente e, historicamente, uma das mais disputadas. Isso porque até meados deste ano, os vereadores poderiam lançar candidaturas avulsas ou registrar chapas para cargos na mesa diretora até minutos antes da eleição interna. Em 31 de outubro, o Plenário aprovou uma Emenda a Lei Orgânica 19/2017, que trouxe mais organização para a disputa interna: agora, a chapa completa deve ser registrada com 72 horas antes do pleito interno. A alteração foi publicada no Diário Oficial do Município em 7 de novembro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *