segunda-feira, abril 29, 2024
Cultura e Entretenimento

MUNDO SUSTENTÁVEL: Seminário vai reunir em Ipatinga representantes de 69 municípios

PATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Rede Leste de Bancos de Alimentos (Relba) e Sebrae, com apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realiza na cidade, no próximo dia 24, o 1º Seminário de Integração Territorial do Leste de Minas Gerais. Além de representantes de 69 prefeituras do Vale do Aço e regiões circunvizinhas integradas à Relba, também está prevista a presença do secretário de Estado da Agricultura (MDSA), Pedro Leitão, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), da Visão Mundial (World Vision) – que é uma organização não-governamental (ONG) internacional de ajuda humanitária – e ainda da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO) Brasil.

O evento terá lugar no Salão de Festas Veneza (avenida Macapá, 675), com programação de 13h às 19h. As inscrições encerraram -se na último segunda-feira (20). São 250 participantes.
Entre os assuntos que serão abordados estão: Integração territorial; Agenda 2030, criada para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até o ano de 2.030; segurança alimentar; desenvolvimento municipal e combate à miséria.
O público-alvo são prefeitos, gestores de segurança alimentar e nutricional, de agricultura e de desenvolvimento econômico e social, empresários, representantes de agricultores familiares e estudantes e também dos Bancos de Alimentos.
O evento tem como tema “Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável”. Tem como objetivo planejar e debater o combate à fome, a erradicação da pobreza e o fortalecimento da identidade territorial do Leste de Minas Gerais, além de aprimoramento das técnicas em gestão pública municipal.
Também são parceiros na realização a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Vale do Aço, Cenibra e EMATER-MG Regional de Ipatinga.

Programação

O Seminário de Integração será aberto às 13h, com credenciamento. Às 14h30, Érica Ramos Andrade, analista de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e membro da coordenação geral dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional do MDSA, falará sobre a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos como forma de integração territorial e fonte de combate à pobreza. Em seguida, Pierry Menezes, da World Vision, irá destacar os Exemplos de Superação da Pobreza no meio rural através de Projetos de Desenvolvimento de Área e também como forma de desenvolvimento econômico do Leste de Minas.
Depois do cofee break, Alan Jorge Bojanic Helbingen, da ONU/FAO Brasil, irá discorrer sobre a Agenda 2030 como forma de combate à desigualdade social e oportunidades para investimentos em crescimento sustentável de municípios e como oportunidade de novos negócios para empresas.
A Federação das Indústrias de Minas Gerais – Vale do Aço (FIEMG) falará sobre Cidades Sustentáveis, e o Sebrae fará palestra sobre Cultura Empreendedora, Desburocratização e Sala Mineira do Empreendedor – organismo já em implantação no município, em parceria com a Administração municipal – como forma de desenvolvimento dos pequenos negócios.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *