sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Timóteo realiza o terceiro LIRA do ano. Bairros passam por pesquisa para verificar índice de infestação predial

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo está realizando o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) que tem previsão de encerramento para esta quinta-feira (09). Cerca de 1300 imóveis do município passam por pesquisa para identificação do índice de infestação predial.  O LIRA’a é ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município.

Conforme explicou o secretário de Saúde, Eduardo Oliveira Morais, “o LIRA’a consiste em uma amostragem trimestral para obter a estimativa da infestação pelo vetor da Dengue, Zica e Chikungunya. Este mapeamento, que geralmente é realizado em três dias (de 07 a 09 de agosto), identifica as áreas com maior índice de infestação”. Após a pesquisa é realizado o tratamento dos locais onde a coleta foi positiva com monitoramento dos bairros mais infestados.

O Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses iniciou a pesquisa larvária na terça-feira (07), nos bairros Macuco, Alphaville, Recanto Verde, Limoeiro, Recanto do Sossego. Na quarta-feira (08), foram investigados os bairros Serenata, Funcionários, Getúlio Vargas, Vila dos Técnicos, Centro Norte, Vieiras. A análise será concluída nesta quinta-feira (09) após a visita aos bairros Ana Rita, Santa Cecília, Bela Vista, Primavera, John Kennedy, Córrego do Caçador e  João XXIII.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *