quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Mutirão prevê realizar mais de 900 cirurgias de cataratas no Hospital Dr. José Maria Morais

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Dr. José Maria Morais, lança nesta segunda-feira, 08, o 1º. Mutirão de Cirurgias de Catarata do município. A solenidade no Salão Paroquial Dom Lélis Lara, centro, às 18h, com um café que será servido os pacientes e familiares. Na oportunidade serão entregues os agendamentos em mãos.

O 1° mutirão de cirurgias de catarata será realizado dias 9, 10 e 11 no Hospital Dr. José Maria Morais, onde os pacientes farão a cirurgia em um dos olhos. A fila de espera para essa primeira etapa era de 464 pessoas, mas após contato da Secretaria Municipal de Saúde, o número baixou para 265 pacientes aptos ao procedimento. Algumas pessoas esperavam na fila há anos e outras já vieram ao óbito ou se mudaram da cidade. Com o mutirão, a prefeitura espera zerar a fila e ainda atender pacientes que ainda não procuraram o atendimento.

A segunda etapa das cirurgias será realizada ainda no primeiro semestre de 2018. Caso o munícipe tenha interesse e necessidade de realizar a cirurgia de catarata, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, consultar com o clínico geral e, após, será encaminhado ao oftalmologista para avaliação e marcação do procedimento.

A diretoria do Hospital Dr. José Maria Morais explica que a instituição dispõe de dois blocos cirúrgicos, e que um ficará disponível para procedimentos de urgência e o outro exclusivamente para as cirurgias de catarata. As cirurgias foram agendadas de acordo com a urgência e o tempo de espera de cada paciente, no qual todos serão beneficiados em 2018.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Cacau, através do planejamento e organização, a gestão conseguiu alocar recursos para a realização dos procedimentos em Fabriciano, sendo assim benéfico para o paciente e trazendo mais conforto após a cirurgia. “Antes, os munícipes eram encaminhados para outros municípios para realizar as cirurgias, agora eles podem fazer isso no hospital da cidade, trazendo mais comodidade e menos gasto”, finaliza.

Para o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, o Mutirão é uma conquista para a região. “O mutirão vai mostrar a importância do hospital, não só para nossa cidade, mas para toda a micro da região. Hoje temos mais de 300 mil habitantes compondo a nossa micro, e essa conquista vai ser muito importante”, disse.

A dona de casa, Maria José de Medeiros, será uma das beneficiadas. “Minha visão estava muito debilitada, era difícil andar. Voltar a enxergar será a melhor benção na minha vida”, disse.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *