sábado, abril 20, 2024
Destaques

Fabriciano se organiza para receber Benefício de Prestação Continuada (BPC). 670 pessoas ainda não atualizaram cadastro

Tem direito ao benefício, idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e pessoas com deficiência que comprovem que o total da sua renda mensal e dos membros de sua família, dividido pelos integrantes, que comprove renda mensal familiar de até um quarto do salário mínimo vigente.

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, inicia nesta segunda-feira, 23, nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, a atualização e o cadastramento de idosos e pessoas com deficiência no Cadastro Único, para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A campanha tem como finalidade reduzir as diferenças sociais, incluir e garantir o direito dos que necessitam do benefício. A pessoa tem que ter renda familiar de até 77 reais per capita. Os documentos necessários para atualização e cadastramento são: documento de identidade, comprovante de endereço e CPF do beneficiário e de todos da composição familiar.

Em 2017, a Secretaria de Assistência Social, por intermédio dos CRAS e do Programa Bolsa Família, montou uma busca ativa para conhecer quem são os beneficiários e promover uma campanha de inclusão no CadÚnico. “O Governo Federal prorrogou o prazo, que ia se esgotar em dezembro do ano passado e nós, diante desta prorrogação, tomamos como tarefa intensificar a campanha para conseguir localizar onde estão às pessoas que ainda não receberam informação e não realizaram a sua atualização. É muito importante também que a família deste idoso e desta pessoa com deficiência os incentivem a procurar o CRAS para não correr o risco de perder um benefício que é direito deles”, explica a Secretária de Governança de Assistência Social, Patrícia Dias.

A Supervisora de Programas Sociais e Transferência de Renda, Daniela de Jesus, orienta os beneficiários quanto a importância de manter seus dados atualizados. “Dos cerca 2.500 mil beneficiários que estão no CadÚnico, ainda faltam 670 para atualizarem os cadastros. Estamos trabalhando para cadastrar o máximo de pessoas possível, mas é preciso que os beneficiados também estejam atentos ao prazo, que vai até dezembro deste ano e aos documentos necessários. O processo de atualização e inclusão é muito rápido, ” conclui.

Cadastro Único

É um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas, que são benefícios para melhorar a qualidade de vida da população. O BPC garante a transferência mensal de um salário mínimo às pessoas idosas e às pessoas com deficiência, que comprovem não possuir renda para se manter.

Endereços
CRAS I: Rua Rio Branco, número 22, Bairro dos Professores – tel. 3841.1136 /3842.7273
CRAS II: Rua Vale do Piracicaba, número 11, bairro Morada do Vale – tel. 3846.4745/3842.6160
CRAS III: Avenida Sanitária, número 2713, bairro Melo Viana, Praça CEU – tel. 3846.2061
CRAS IV: Rua José Correia, número 681, bairro Santa Inês –tel. 3846.7596/3846.8685

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *