quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

Escolas da rede municipal são mobilizadas para refletir os 54 anos de Timóteo

TIMÓTEO – No aniversário de 54 anos de Timóteo, as escolas da rede municipal de ensino estão mobilizadas para refletir sobre o tema “Timóteo, A Cidade que a Gente Quer”. Ao longo do mês, os alunos desenvolverão várias atividades como pesquisa histórica, atualidades, elaboração de painéis, maquetes e exposições.

Nossa cidade chega aos cinquenta e quatro anos com grande progresso e muitos desafios. Portanto, esta proposta de trabalho deve proporcionar ao educando conhecer melhor a realidade sociocultural do município e reconhecer-se como cidadão atuante da história de Timóteo”, aponta a secretária de Educação e Cultura, Guaraciaba Gomes. Para a secretária, é fundamental que as crianças, desde cedo, conheçam a história da cidade em que vivem, sendo papel da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade.

Conforme proposto pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, as escolas devem usar diferentes estratégias, sem a preocupação com a memorização de fatos, de datas ou de informações detalhadas sobre situações ou pontos turísticos, mas com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pela cidade, de forma a que o aluno se reconheça como membro desse contexto e participante da construção dessa história.

O planejamento de aulas deverá contemplar atividades interdisciplinares pertinentes ao tema proposto, em consonância com o ano de escolaridade, bem como a faixa etária dos alunos. Entre os dias 23 e 27 de abril, será organizada uma mostra aberta a comunidade nas escolas. Na primeira semana de maio, o melhor trabalho de cada escola, será exposto no hall da Prefeitura Municipal de Timóteo.

As escolas trabalharão dentro dos subtemas: Culinária, Patrimônio Natural, Desenvolvimento Econômico, História da Cidade, Patrimônio Cultural e Esporte e Lazer. Além disso, a equipe pedagógica sugeriu ações permanentes de cultura da paz e superação da violência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *