sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Aleitamento materno é tema de campanha realizada em Coronel Fabriciano 

FABRICIANO – O mês de agosto é conhecido por ser o Agosto Dourado, que se trata de uma campanha realizada em homenagem à Semana Mundial da Amamentação, comemorada anualmente entre os dias 1° e 7 de agosto. Durante todo o mês, ações dedicadas à conscientização e  troca de experiência entre mães que estão vivendo esta fase são realizadas em todo o país.

A amamentação é fundamental para a saúde do bebê, pois é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e é um processo essencial para sua saúde. Estudos indicam que o aleitamento materno é a única forma de alimentação até o sexto mês de vida, podendo evitar doenças que podem levar a morte, além de ser importante para estabelecer uma maior relação afetiva entre mãe e filho.

A pediatra da Equipe de Saúde da Família (ESF) de Coronel Fabriciano, Juliana Moreira, reforça que o aleitamento no tempo adequado é fundamental para reduzir a mortalidade infantil. “Os índices de mortalidade infantil ainda são altos em nosso país, mas com o estímulo da amamentação, esses números podem diminuir, principalmente no primeiro ano de vida do bebê”, afirma.

Juliana também afirma que as mães sabem da importância da amamentação, mas algumas ainda se negam a amamentar. “A maioria sabe que é necessário e a gente está sempre orientando, mas ainda sim, um número pequeno de mães não têm essa concepção. Por isso é sempre bom reforçar, fazer os Programas de Saúde da Família e aproveitar o Agosto Dourado para chamar a atenção das mães realizando palestras e decorando as Unidades” explica.

Com o aleitamento materno, as chances de a criança ter diarreias, infecções respiratórias ou nos ouvidos são menores, uma vez que essas doenças são mais brandas, com menos resistência e incidência. O leite materno também aumenta a imunidade da criança, além de acelerar o desenvolvimento físico e neurológico.

Em Coronel Fabriciano, as gestantes participam do Grupo de Gestantes desde o início da gravidez. Os encontros acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tem como objetivo orientar as mães sobre os cuidados durante e após a gravidez, além de explicar a importância da amamentação. No puerpério, o município oferece visitas de enfermeiros, e a orientação é para a mãe ir ate a UBS mais próxima, na primeira semana de vida do bebê, para fazer o teste do pezinho, aplicar a vacina BCG e também para a entrevista de puerpério, onde ela pode tirar qualquer dúvida.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, fala sobre o Agosto Dourado. “Sabemos que o aleitamento materno traz vários benefícios à mãe e ao bebê. Neste mês de agosto fazemos o trabalho de divulgação para que as mães se preocupem em participar do aleitamento materno e fazer o acompanhamento pediátrico das crianças”, conclui.

Desde 2017, Fabriciano tem implantado programas que priorizam o atendimento da saúde pública com a atenção voltada especialmente para as mães e crianças. Dentre essas ações estão à implantação da Pediatria 24h no Hospital Dr. José Maria de Morais, a criação do Corujão da Saúde que também oferece pediatria e outras especialidades, a diminuição das filas de espera nos postos de saúde, o diagnóstico precoce da situação dos pacientes e a facilidade da população ter acesso às consultas especializadas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *