sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Administração de Fabriciano reúne população em “situação de rua” para um dedo de prosa

FABRICIANO – A população em situação de rua em Coronel Fabriciano participou nessa terça-feira, 27, de um encontro inédito com representantes da administração municipal para discutir os problemas enfrentados, sugerir demandas e aproximar moradores e poder público, criando vínculos.  A reunião foi realizada na Secretaria de  Governança de Assistência Social e estiveram presentes a secretária da pasta, Patrícia Dias, o Secretário de Governança Política, Everton Campos, gerentes e coordenadores.

Recentemente durante o período de abordagem e acompanhamento do Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (CENTRO POP), os moradores e já frequentadores do serviço haviam manifestado interesse em ter este momento com a administração municipal. “A administração tem feito desde o ano passado esse trabalho, buscando melhorar o vínculo com esses moradores e mostrar a eles que o governo tem interesse em ajudá-los a sair desta vulnerabilidade que eles se encontram.” Afirma o Secretário de Governança Política, Everton Campos.

Durante o encontro, os moradores agradeceram o atendimento e os serviços que o Centro Pop oferece, e aproveitaram a oportunidade para falar das dificuldades enfrentadas na rua. Como encaminhamento, a Secretaria de Governança de Assistência social se dispôs à criar mais oficinas para preencher o tempo ocioso dos moradores. Outra iniciativa é a criação de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de capacitação profissional.

Segundo a Secretária de Governança de Assistência Social, Patrícia Dias, esse é o momento para que as pessoas em situação de rua sejam visíveis como cidadãos de direitos. “Assim como o gabinete itinerante, hoje foi aberto mais um canal de escuta. Estamos trabalhando para que esse público se sinta incluído na cidade. Em breve o Centro Pop estará em novo endereço com uma sede mais apropriada ao atendimento,” conclui.

Além da reunião, a Prefeitura, juntamente com as secretarias vem realizando ações de orientação e conscientização com as pessoas em situação de rua e a rede socioassistencial, composta por moradores locais, comerciantes e entidades.  Atualmente, o serviço oferta café da manhã e almoço, armários para guardar os pertences, lavagem de roupa e banheiro para higiene pessoal.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *