quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

NO AR: Rádio Educadora comemora 50 anos de fundação

Fabriciano – O vereador Marcos da Luz (PT) apresentou e teve aprovada pela Câmara Municipal uma Moção de Aplausos à Rádio Educadora pelas comemorações dos seus 50 anos de fundação. A homenagem será entregue durante a Missa do Cinquentenário da emissora, a ser presidida pelo Dom Vicente Ferreira, dia 12 de agosto, 08h30, na Co-Catedral de São Sebastião.

No último dia 19 de maio o parlamentar participou do Baile dos 50 anos da Rádio Educadora, ao lado do diretor da emissora, Padre Paulo Morais. A fundação, cinquenta anos atrás, tem duas datas. O dia 02 de fevereiro de 1968 ficou marcado na história como o início das transmissões em caráter experimental. O radialista Aurélio Caixeta foi o primeiro a falar nos microfones da emissora.

A outra data marcante para a Rádio Educadora foi o dia 18 de março de 1968, quando a emissora entrou oficialmente no ar. Contudo, a história começa com a primeira transmissão da Rádio Educadora AM, que foi ao ar no dia 12 de junho de 1966. O sonho de levar a cultura popular e a educação, através das ondas do rádio, para as mais distantes localidades Vale do Aço se tornou realidade graças à iniciativa dos Padres Redentoristas, iniciada em 1964.

Em 1965 foi assinado o contrato de concessão entre o poder público e a Congregação Redentorista, na época representada pelo Padre Marcos Fernandes Guabiroba. Pioneira na região, a história da Rádio Educadora se confunde com a história da radiodifusão no Vale do Aço.

“Ao longo deste seus 50 anos a programação da Rádio Educadora tem seu conteúdo voltado às comunidades, mostrando-se atuante e profunda conhecedora dos problemas da cidade e região, e da necessidade de informação e de utilidade pública para todos cidadãos”, destaca Marcos da Luz, que atuou na emissora como office-boy nos anos 80 e hoje participa do “Clube dos Amigos” da emissora.

Curiosidades

Entre os episódios que marcaram a história da emissora, um destaque especial aconteceu 20 anos após sua primeira concessão, quando em 1988 iniciaram-se estudos para um aumento de potência para 10.000 watts. Assim, em janeiro de 1991, foi inaugurado o novo transmissor possibilitando que o som nítido e claro da emissora pudesse ser ouvido bem mais longe.

Em sua história, muitos fatos marcaram a programação da Rádio Educadora, como por exemplo, a transmissão da eleição do presidente Tancredo Neves direto de Brasília, em 1985, pelo jornalista Leôncio Correa, que esteve na capital Federal durante todo o processo.

Também a transmissão da Copa do Mundo de 1986, no México, com equipe própria, fato nunca realizado por uma emissora do interior, sendo cabeça de uma rede de rádio para a transmissão ao vivo do evento.

Parque de Transmissores

Há dois anos a Rádio Educadora inaugurou a modernização do seu Parque de Transmissores “Padre Antônio Luiz de Oliveira”, nome dado em homenagem ao ex-diretor da emissora, falecido em 2015 e que esteve à frente da primeira etapa do processo de modernização. Construído no bairro Nova Esperança, em Timóteo, local onde está instalada a antena de transmissão da emissora desde 1968. A potência de 10.000 watts foi mantida, porém transmitindo um som de melhor qualidade.

Com novos projetos em vista, a Rádio Educadora comemora os seus 50 anos vivendo um momento novo na história da rádio. Atualmente, sob a direção do Padre Paulo Morais, a emissora possui o “Clube dos Amigos”, que são pessoas que contribuem com o trabalho e se somam na caminhada cotidiana da emissora.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *