sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

“Memória em Prosa” leva educação patrimonial à comunidade de Timóteo

As atividades fazem parte do trabalho de conclusão de curso da estudante de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Débora Dias.

FABRICIANO – Trabalho de Conclusão de Curso “Memória em Prosa” promove educação patrimonial e busca proteger e resgatar a história e a cultura da cidade de Timóteo, por meio da história oral. Desenvolvido pela aluna de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Débora Dias, o projeto promove quatro eventos durante o mês de maio para toda a comunidade timotense.

Neste domingo (13), será realizo o segundo encontro, com foco na religiosidade do município. O evento acontecerá na Praça 1º de Maio, no Centro da cidade, e as atividades envolvem apresentação do Grupo de Teatro Universitário Taracatum (projeto de extensão do Unileste), do Congado de São Sebastião, musical da Corporação Santa Cecília, roda de prosa e participação das paróquias São José e São Sebastião.

Segundo a formanda Débora Dias, a ideia surgiu da vontade de proteger e resgatar o valor da cidade e abordar a atuação da arquitetura e urbanismo como uma das profissões responsáveis pelo incentivo à cultura. “Na cidade, temos a Casa da Memória onde fica registrada a história da comunidade por meio de documentos, fotos e objetos. Apesar de ser aberta à visitação, muitas pessoas desconhecem o espaço ou não têm ideia de onde fica. Por isso, essa história vai se perdendo e sendo esquecida. A função principal do trabalho desenvolvido é resgatar esse valor e democratizar o conteúdo disponível na Casa para a população”, afirma.

Com processos de análise e mapeamento dos conteúdos presentes no espaço (Casa de Memória), o projeto desencadeou quatro eixos, divididos em temas, que se transformaram nos quatro eventos desenvolvidos durante este mês. O primeiro, realizado no último domingo (6), abordou eventos que marcaram a cidade e levou aos participantes: apresentação de escola de samba e roda de capoeira, exposição sobre carnaval, entre outros.

De acordo com a orientadora do projeto, professora Kênia Barbosa, “trabalhos dessa natureza são importantes para a relação da universidade com a comunidade e elas fortalecem, em geral, questões que são esquecidas e desconhecidas pela sociedade. Isso é importantíssimo para a memória da cidade, dos costumes e o projeto visa resgatar essas questões dentro da metodologia da história oral”, analisa.

Outros encontros estão marcados para ocorrer nos domingos 20 e 27 de maio. Esses, serão voltados para o público mais jovem e trabalharão com gincanas, brincadeiras e contação de histórias de forma lúdica. O encontro do dia 20 será realizado na Praça do Alphaville, e o do dia 27 na Praça do Coliseu, no Bairro Timirim. Todos os eventos são abertos ao público e gratuitos.

Parceiros

Os eventos contam com o apoio de empresas e órgãos educacionais e culturais. Entre eles: Prefeitura Municipal de Timóteo, Corporação Musical Santa Cecília, Congado de São Sebastião, Fundação Emalto, Grupo de Teatro Universitário Taracatum, Escola de Samba Império da Sede, Grupo Saritur, Loc. Lala, Pronto Sorriso Festas, Invista Brindes, Paróquia São José e Paróquia São Sebastião.

Foto ilustrativa. Vila Timóteo – 1930

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *