terça-feira, abril 16, 2024
CidadesSaúde

UBS do Veneza agora tem Corujão da Saúde

IPATINGA – O prefeito Jésus Nascimento visitou na tarde desta segunda-feira (23), acompanhado da secretária interina de Saúde, Érica Dias, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Veneza II, junto à Escola Municipal Márcio de Andrade Guerra e o antigo Campo do Bigode. Em contato com funcionários do posto, moradores do núcleo habitacional e adjacências, ele oficializou o atendimento do ‘Corujão da Saúde’ também no local, assegurando a ampliação da assistência médica à população da região no horário de 16h às 22h, a partir desta terça-feira (24). A UBS do Veneza II atende também os moradores dos bairros Veneza I, Parque das Águas, Planalto, Vila Ipanema e Centro.

Outra medida anunciada pelo Executivo é a intensificação da ação dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) na mesma região, para deter o avanço de doenças causadas pelos vírus da dengue, chikungunya e zika e transmitidas pelos mosquitos do Aedes aegyptiA recomendação do prefeito é para um trabalho maciço de vistoria a residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos e aplicação de larvicidas.

Implantado em 19 de junho do ano passado, o programa ‘Corujão da Saúde’ tem sido um instrumento muito eficiente para desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Ali o tempo de espera que chegava a até 12 horas foi reduzido para no máximo 1h30. A estratégia já é executada em outras quatro Unidades Básicas de Saúde de referência, nos bairros Caravelas, Bethânia, Bom Jardim e Cidade Nobre. Diariamente, cada uma das UBS’s chega a atender de 16h às 22h cerca de 100 pacientes. A cada semana, são cerca de 2.000 pessoas assistidas, aproximadamente 8 mil/mês. Somente no segundo semestre do ano passado, foram mais de 23 mil pessoas atendidas pelo programa.

O ‘Corujão’ conta com equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os casos recebidos são aqueles classificados como de pulseira verde. As situações de média e alta complexidade, urgências e emergências, continuam sendo atendidas na UPA e Hospital Municipal, como acidentes de trânsito ou acidentes de trabalho, fraturas, traumas, crises cardíacas, queimaduras, etc.

“Temos o compromisso de humanizar cada vez mais o atendimento na área de Saúde, e todo esforço continuará sendo feito nesse sentido pelo nosso governo”, disse o prefeito Jésus Nascimento, lembrando que quando a nova Administração municipal assumiu encontrou um quadro de verdadeira calamidade no setor.

TALITA - VENEZA II

Dona Talita, moradora do Veneza II: “er um socorro mais próximo, inclusive em horário noturno, é algo que nos traz alguma tranquilidade”.

Para a professora aposentada Talita Moreira Reis, do bairro Veneza II, “o Corujão é uma excelente iniciativa, porque a população precisa muito dos serviços de saúde. Às vezes, no decorrer do dia, pode acontecer de você passar mal. E ter um socorro mais próximo, inclusive em horário noturno, é algo que nos traz alguma tranquilidade”.

Entre outros, participaram também da solenidade o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ilton Câmara; os vereadores Paulo Reis, Franklin Meireles e José Geraldo Andrade; os secretários municipais Nilson Teixeira (Governo), Amador Francisco (Segurança e Convivência Cidadã), Célio Aleixo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Rogério Aguiar (Comunicação) e Érica Dias (Saúde), além da gerente da UBS do Veneza II, Manuelina Gonçalves de Souza.

AS UNIDADES DE REFERÊNCIA QUE ATENDEM NO ‘CORUJÃO’

UBS Bom Jardim

Os moradores dos bairros Bom Jardim, Esperança e Nova Esperança são orientados para atendimento médico na UBS do Bom Jardim, situada à rua Rosa Branca, s/n.

UBS Cidade Nobre

Os moradores dos bairros Cidade Nobre, Iguaçu, Vila Formosa, Barra Alegre e Limoeiro são orientados para atendimento médico na Unidade de Saúde do bairro Cidade Nobre (UISA), situada à avenida Monteiro Lobato, 826.

UBS  Bethânia

Os moradores dos bairros Bethânia, Vila Militar, Canaã, Vila Celeste e Vale do Sol são orientados para a UBS do Bethânia, situada à avenida Alberto Giovannini, s/n.

UBS  Caravelas

Já os moradores dos bairros Caravelas, Jardim Panorama, Novo Cruzeiro, Parque das Águas, Bom Retiro, Cariru e Horto são orientados para atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do bairro Caravelas, situada à rua Itajaí, nº 385.

UBS  Veneza II

Os moradores dos bairros Veneza I e II, Vila Ipanema, Centro, Parque das Águas e Planalto devem se dirigir à UBS do Veneza II, situada à rua Mangaratiba, 160.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *