sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesTurismo

SAINDO NA FRENTE: Programa Rio Vivo chega a Santana do Paraíso

SANTANA DO PARAÍSO – A Prefeitura de Santana do Paraíso, por meio do Departamento de Meio Ambiente está envolvida no projeto Rio Vivo. O Rio Vivo é o nome dado à implementação conjunta de três programas previstos no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce, que contemplam ações de recuperação ambiental com recursos da cobrança pelo uso de água.

O programa tem como objetivo de resultar na revitalização e proteção dos corpos d’água, no aumento de quantidade e melhoria da qualidade de água nas bacias contempladas.

O projeto teve início em 2016 e é composto por três etapas: a primeira foi concluída em 2016, quando foi aberto um edital de chamamento público para seleção dos municípios a serem contemplados, seguido do levantamento de pontos de captação de água para abastecimento público e dos limites das microbacias de contribuição. A segunda etapa (2017) foi através de convocações, duas empresas especializadas foram contratadas para realizar o planejamento das atividades e a terceira etapa será para contratar empresas para a execução.

O programa atinge a Bacia Hidrográfica do Rio Pitanga, que contemplam 14 cidades, a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba que atinge 20 cidades, entre elas as cidades do Vale do Aço e por fim o território da Bacia do Rio Santo Antônio que contemplam 14 cidades.

Em Santana do Paraíso, o projeto está sendo desenvolvido por uma empresa contratada, através de profissionais capacitados, os quais dividem em equipes de campo e escritório. O município conta com um engenheiro e um técnico de campo e com uma unidade Gestora de Projetos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *