quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesSaúde

Cachoeira do Vale, Ana Rita e Santa Cecília receberão os agentes de endemias

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde, e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) definiram a realização de intervenções para o controle das arbovíroses (dengue, chinkungnya e zika vírus) em encontro de trabalho ocorrido nesta segunda-feira (21), no auditório do Paço Municipal. A reunião contou com a presença de cerca de 60 agentes de endemias, incluindo profissionais da SRS, que farão as ações de campo.

No planejamento das ações, foram selecionados os bairros com maior índice de infestação de focos do mosquito Aedes, que receberão as intervenções. Nesta primeira semana, as atividades serão realizadas nos bairros Cachoeira do Vale, Ana Rita e Santa Cecília. Entre as intervenções, ações de tratamento focal com aplicação de larvicidas e levantamento dos focos com coleta de larvas, abordagem e orientação dos moradores sobre prevenção, além de remoção de inservíveis.

De acordo com Valtemir Leal, referência técnica em endemias da SRS, o encontro desta segunda-feira serviu para estabelecer as ações de campo, visando otimizar a atuação dos agentes, abrangendo todas as residências. “Na semana passada, foi realizada uma capacitação dos agentes atualizando os métodos de controle das arbovíroses e corrigindo eventuais falhas”, expôs o técnico, acrescentando que durante todo o ano é necessária atenção para as formas de prevenção do vetor (mosquito).

“Os moradores não podem se acomodar. A vigilância contra o mosquito Aedes deve ser constante”, reforça. As intervenções contarão com o apoio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e da Secretaria de Educação e Cultura.

A Secretaria de Saúde afirma que a educação permanente para os profissionais de saúde, principalmente para os agentes de saúde, é o caminho que a atual administração já vem buscando trilhar para melhorar a eficiência dos serviços prestados à comunidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *